Você está visualizando atualmente A gestão pública no Mês da Administração

A gestão pública no Mês da Administração

O tema que envolve administração pública foi assunto em diversas palestras

A gestão pública é um assunto de interesse em geral, por envolver as práticas de administração de diversos gestores da área e a população em geral que tem interesse na área e se importa com a sua região. Dentro da programação especial do mês de administração, setembro,  aconteceram várias palestras que envolveram o tema.

Na primeira semana, o advogado, professor e especialista em segurança pública Jovelson Aguilar ministrou webinar sobre o tema “Inteligência Artificial e Tomada de Decisão na Administração Pública” e explicou um pouco sobre como entender a inteligência artificial nas empresas e como podem ajudar no dia a dia na gestão pública. Também participou falando sobre Simplificação do E-Social, a Administradora Fernanda Anchieta, que ressaltou a importância das atualizações: “O E-social nos faz entender as novas relações de trabalho, é preciso atender a nova obrigação legal, a reforma trabalhista, o novo comportamento dos empregados e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”. 

Como o tema é bastante utilizado por diversos administradores que estudam e explicam sobre a gestão pública, mais palestras aconteceram durante todo o mês  abordando as inovações, e entre elas, uma proferida por Luiz Fernando Tanaka, CEO de uma empresa de gestão pública que falou sobre o “Governo Digital e a Desburocratização” e falou sobre a troca de experiência e conhecimento e que na prática ainda existem muitas dúvidas para serem esclarecidas na questão de tecnologia, cultura, processo, documentos, tudo isto é levado em consideração, quando se trata de processos digitais, relatou. 

Já a Mestre em Administração Giovana Gava Camiletti falou sobre as “Novas Competências para Inovação na Gestão Pública” e em uma de suas afirmações ela disse que falar sobre a inovação em um contexto pandêmico coloca-nos em um desafio contínuo. “As coisas se movimentam ao falar de novas competências para a inovação e precisamos abordar diversos assuntos, que se combinados da maneira adequada promovem um amplo crescimento, avanço nesse desafio chamado gestão publica”, afirmou. 

Um tema recente que ainda será discutido entre diversos líderes e administradores públicos por fazer parte do futuro do mundo é o Environmetal, Social and Corporate Governance (ESG) que traduzindo para o português é uma Governança Ambiental Social e Corporativa que avalia uma consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais. 

Na palestra do Secretário de Controle e Transparência do Governo, Edmar Camata sobre Integridade, Transparência e Controle como ferramentas de Gestão Pública, o especialista mostrou a importância das empresas terem uma responsabilidade social e ambiental. “As empresas que conseguem ter êxito e serem consideradas empresas ‘ESG’ conseguem atrair mais investimentos em médio prazo e um êxito maior no âmbito que elas atuam”, explicou Camata. Ele ainda ponderou sobre se seria possível um governo ESG. Para ele, o pensamento é: “o poder público pode ser um órgão de excelência e incentivar as empresas a serem assim e isso tudo tem a ver com o administrador”, explicou.