Responsável Técnico

Somente com o Responsável Técnico (RT), as empresas e entidades registradas podem cumprir com fidelidade, eficiência e qualidade seus objetivos sociais, contratos de prestação de serviços e fornecimento de produtos.
O responsável técnico garante a boa qualidade dos serviços prestados observando os conhecimentos próprios da ciência da Administração. Cabe a esse profissional estar em consonância com os princípios constantes do Código de Ética da profissão. O RT tem a responsabilidade de comunicar ao CRA-ES todas as alterações ou ocorrências da Administração que vierem a acontecer na empresa.

O Responsável Técnico(RT) e as empresas


O registro cadastral habilita a pessoa jurídica à exploração legal das atividades profissionais exclusivas da Administração, sob a responsabilidade técnica de um profissional da Administração devidamente registrado no CRA-ES.

O profissional Responsável Técnico responderá ética e tecnicamente pela qualidade dos serviços prestados pela pessoa jurídica sob sua responsabilidade.

Conheça os procedimentos para Inclusão e Baixa e RT nas empresas

Inclusão do RT

PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  • Preenchimento e assinatura do Requerimento de Registro Responsabilidade Técnica (FORMULÁRIOS), modelo CRA-ES.
  • Comprovante de vínculo profissional do Responsável Técnico com a Empresa mediante fornecimento de Contrato de Prestação de Serviços, com carga horária mínima de 4h e máxima de 44h semanais, conforme modelo CRA-ES, OU Cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social caso seja funcionário OU Cópia do Contrato Social caso seja Sócio da Empresa.
  • Estar em dia com o pagamento das anuidades junto ao CRA-ES e regular com o registro. Caso o registrado possua Carteira de Identidade Profissional vencida, será necessário providenciar a substituição.

COMO SOLICITAR: Por meio do Autoatendimento, disponível em nosso site. Basta acessar realizar o login e em seguida, clicar em “Requerimentos”, seguindo as etapas.


PRAZOS PARA INCLUSÃO: Depois de concluída, a solicitação será analisada e deferida mediante apresentação da documentação completa, o andamento estará disponível no menu “Requerimentos” – “Acompanhar histórico”.

Baixa de Responsabilidade Técnica

É o encerramento do vinculo do profissional como Responsável Técnico da Empresa.

 
PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
 
Preenchimento e assinatura do Requerimento de Cancelamento Responsabilidade Técnica (FORMULÁRIOS), modelo CRA-ES.
 
COMO SOLICITAR: Por meio do Autoatendimento, disponível em nosso site. Basta acessar, realizar o login e em seguida, clicar em “Requerimentos”, seguindo as etapas.
 

 
PRAZO PARA BAIXA: Após concluída, a solicitação será analisada e deferida mediante apresentação da documentação completa, o andamento estará disponível no menu “Requerimentos” – “Acompanhar histórico”.
 

 
Importante: Conforme a legislação vigente, a pessoa jurídica deve solicitar a inclusão do novo RT no prazo máximo de 30 dias após a baixa no registro do RT.
 

Deixe seu Currículo

Está em busca de uma oportunidade?
Deixe seu CV conosco! Muitas empresas buscam, no CRA-ES, currículos de profissionais da Administração para atuarem como Responsáveis Técnicos, por meio do contrato de prestação de serviços (autônomo) ou de trabalho (empregado). O CRA-ES disponibiliza os currículos cadastrados no sistema para as empresas solicitantes. O envio deve ser feito para: fiscalizacao@craes.org.br.