SEGMENTOS EMPRESARIAIS

Segmentos empresariais

As profissões regulamentadas são criadas e normatizadas por Lei no Brasil com o intuito de garantir qualidade e zelo aos exercícios profissionais, cuja prática exige preparo técnico e intelectual, podendo trazer lesão e prejuízos de grande intensidade aos clientes e sociedade. Assim, ao regulamentar uma profissão, a legislação determina a habilitação necessária, bem como sua sujeição à disciplina do Estado.

O Conselho Regional de Administração é uma Autarquia Federal criada pela Lei 4.769/65 e seu regulamento aprovado pelo Decreto 61.934/67, com a missão de habilitar, fiscalizar e disciplinar o exercício da Administração no país, em atendimento ao dever de Estado contido no inciso XXIV do art. 21 da Constituição Federal.

De acordo com o art. 15 da Lei 4.769/65 serão registrados nos CRA’s as Empresas que pratiquem atividades de Administração sob qualquer forma.

Art. 15 Serão obrigatoriamente registrados nos CRAs as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Administrador, enunciadas nos termos desta Lei.

A Administração é a ciência que estuda as práticas de gestão de organizações, visando o alcance de objetivos de todos os envolvidos, seja de instituições com ou sem fins lucrativos, sendo esta prática habilitada, fiscalizada e disciplinada pelo Sistema CFA/CRA’s.