CIP DIGITAL

Todos os Profissionais da Administração registrados no CRA-ES podem solicitar gratuitamente a Carteira de Identidade Profissional (CIP) Digital em seu smartphone. Tudo foi pensado para aumentar a praticidade e melhorar a experiência dos Profissionais da Administração registrados e em dia com a autarquia!

passo a passo

Para emissão da CIP Digital é necessário que suas informações de cadastro estejam atualizadas. Confira, nas instruções a seguir, o passo a passo de como solicitar a sua CIP Digital em seu celular/smartphone. 

PASSO 01
ACESSE O AUTOATENDIMENTO- SERVIÇOS ONLINE
 

Após efetuar o login em Autoatendimento Serviços online, selecione a opção CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL. Confira seus dados cadastrais e atualize seus dados de EMAIL e TELEFONE CELULAR. Em caso de divergência nos dados cadastrais que não consiga atualizar por aqui, solicite a correção através do e-mail contato@craes.org.br

PASSO 02
PREENCHA O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO
 

Faça o upload do formulário de requerimento da Cip Digital, preenchido e assinado (clique aqui). Se necessário, envie também uma foto 3×4, Diploma de graduação e certidão de casamento.  Após concluir seu Requerimento de CIP Digital, em até 04 dias úteis você receberá um e-mail com o código de ativação da CIP.

PASSO 03
DOWNLOAD DO APLICATIVO PROID
 

Pronto. Agora que o CRA-ES validou sua documentação, baixe o aplicativo ProID da Serpro no seu celular. Em seguida, clique em adicionar a sua primeira carteira e selecione carteira Administrador CRA-ES; 

PASSO 04
ACESSE SUA CIP DIGITAL
 

Informe seu número de registro no CRA-ES e o código de acesso sem o último número. Crie uma senha de acesso e pronto. Sua CIP digital já está disponível em seu celular. 

DADOS ATUALIZADOS

A CIP Digital será emitida somente após a atualização cadastral! 

Salientamos que sua CIP física e digital tem valor legal, pois é um documento oficial válido em todo território nacional.

Caso necessite, a autenticidade de sua CIP Digital pode ser comprovada através de QR Code gerado no próprio app PROID. 

perguntas frequentes

Além da Carteira de Identidade Profissional já conhecida, é possível emitir a versão digital do documento com as mesmas funcionalidades: servir como documento de identificação pessoal em todo o território nacional substituindo o RG e comprovar o registro profissional junto ao CRA-ES.

A CIP Digital dispensa o pedido de segunda via em caso de perda ou roubo do smartphone, é mais segura contra fraudes (utiliza sistemas de autenticação e criptografia), reúne diversas informações atualizadas sobre o administrador e sua situação junto ao CRA-ES e gera um QR Code único para cada registrado, o que permite a autenticação do documento e consulta aos dados cadastrais mesmo em locais sem acesso à internet. Com a novidade, também é possível deixar o documento físico em casa evitando extravios – pois o registrado terá acesso à CIP Digital no celular pelo app PROID.

PROFISSIONAIS: Manter os dados cadastrais como números de telefone celular, e-mail e endereço atualizados possibilita ao registrado receber informações sobre cursos, descontos e assuntos relacionadas ao campo de atuação do CRA-ES. Para sua comodidade, acesse o Autoatendimento e atualize as informações de forma rápida e segura!

EMPRESAS:  Em caso de qualquer alteração contratual, em especial o capital social, será necessário atualização no cadastro. As informações corretas e adimplência com o Conselho são imprescindíveis para que a empresa possa requerer a certidão de regularidade, participar de procedimentos licitatórios, dentre outros. 

INFORMAÇÕES: https://www.craes.org.br/atualizacao-cadastral/ 

Dúvidas?

Estamos disponíveis de segunda a sexta-feira das 09 às 17h no Chat e WhatsApp. Se preferir, preencha o formulário com seu questionamento que logo entraremos em contato.

Contato