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O ex-funcionário da Santa Casa foi alvo de investigação em janeiro de 2015 pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES)

O Homem deixou um prejuízo de R$ 1 milhão no hospital e já havia sido denunciado ao MPE pela Autarquia

O ex-funcionário, foi preso na sexta-feira (24), na Região Serrana do Espírito Santo. Ele “atuava” como gerente de Recursos Humanos (RH) no hospital. Além de ser suspeito de promover desvios financeiros por admissão de funcionários “fantasmas” é também investigado por desviar dinheiro em espécie enquanto trabalhava no setor administrativo da Santa Casa de Misericórdia, prejuízo que pode chegar a de R$ 1 milhão.(¹-  FONTE:  FOLHA-VITORIA ONLINE)

“Exigir o Registro Profissional é a única forma de inibir a apresentação de Diploma Falso, em especial para os cargos de gestão de Recursos Humanos, Administrativa e Financeira.” Afirma o Administrador Maurílio Inês, Presidente da Autarquia.

O Adm. Felipe Borges, fiscal da Autarquia, lembra que exigir o registro profissional é segurança para empresas e sociedade. “Organizações que deixam de exigir habilitação profissional do CRA para o exercício de cargos de gestão e administração, estão sujeitas a infringências éticas e técnicas e contratar profissionais não habilitados e abre margem para ausência de responsabilização profissional  em caso de crivo regulatório do Código de Ética do profissional da Administração.”

 


 

Denúncias feitas ao Ministério Público Estadual em 2015

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) fez uma denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MPE) em 2015 pelo fato do suspeito ter apresentado um diploma falso de conclusão de curso para obter registro profissional na Autarquia.

O ex-funcionário, atuava ilegalmente como gerente financeiro de um Hospital estadual, e mais recentemente como Gerente de Recursos Humanos da Santa Casa de Vitória. “Na época, acionamos o Hospital e o Ministério Público Estadual para fazer a denúncia sobre o exercício ilegal da profissional, e o uso de diploma falso para obtenção do registro profissional no CRA. A habilitação para o exercício da Administração é obrigatória e já havia sido comunicado pelo Conselho à Santa Casa de Vitória.”, explica o Administrador e Fiscal do CRA-ES, Felipe Borges.

 



CRA-ES e a Fiscalização

 O CRA-ES se coloca à disposição da sociedade para consultas e orientações sobre a profissão da Administração, bem como comunica e reforça com frequência a necessidade da exigência de registro profissional em processos seletivos.

O Conselho Regional de Administração – CRA é uma Autarquia Federal criada pela Lei 4769/65 com a missão de garantir gestão profissional, por meio de habilitação, fiscalização e disciplina profissional, garantindo o zelo técnico e ético das práticas de gestão e administração nas organizações públicas e privadas.