Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública

Em consonância com as ações desenvolvidas pela Câmara de Gestão Pública do CFA, em 2019, o CRA-ES criou a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública com o intuito de difundir os conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como a difusão da ciência da administração na área pública. A Câmara possui um importante papel, principalmente na capacitação de profissionais da administração que atuam nesta área.  

cip-vetor-cra-es-05

 

Para atingir este objetivo foram estabelecidas importantes parcerias com entidades como o Sebrae-ES, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad) e Tribunal de Contas, que prontamente entenderam a importância do trabalho e indicaram profissionais para participarem deste importante grupo de trabalho. 

A Câmara possui como atividade norteadora a disseminação do IGM/CFA. Em novembro de 2019, em parceria com o CFA, realizou o Workshop de Gestão Pública, na sede do CRA-ES. A capacitação foi destinada aos profissionais registrados, que conheceram o Índice de Gestão Municipal para posterior aplicação nos municípios e empresas interessadas.  

cip-vetor-cra-es-07
cip-vetor-cra-es-03

Ainda em novembro, o IGM foi apresentado pelo Adm. Fábio Macêdo e equipe da CGP no 8º Congresso Gestão das Cidades, realizado pela Amunes. Em um primeiro momento, o IGM foi apresentado em palestra destinada aos Prefeitos, Secretários de Administração dos municípios capixabas e demais autoridades públicas presentes. No segundo dia de evento, a capacitação foi destinada aos Secretários de Administração e Servidores Públicos indicados pelos Prefeitos para atuação como Consultores Internos.


Além das ocasiões acima, o IGM/CFA foi apresentado em diversas reuniões do Fesmad a todos os secretários de Administração dos municípios capixabas, tanto em eventos presenciais como por meio de ferramentas digitais. Esse trabalho orientativo permanece ao longo de 2021.
No final de 2020, a Câmara de Inovação na Gestão Pública realizou evento pós-eleições com o Adm. Daniel Annemberg sobre inovação na gestão pública. Além dos eventos, periodicamente, o CRA-ES faz publicações sobre o IGM/CFA em suas redes sociais e site. Recentemente, divulgou o lançamento do IGM-CFA 2020 e compartilhou a cartilha IGM-CFA nas eleições municipais (Guia para Imprensa).
Agora em 2021, a Câmara está se organizando para atuar com base em 4 eixos estratégicos: Estímulo à inovação na gestão pública, Apoio ao desenvolvimento da gestão pública municipal, Capacitação para inovação na gestão pública e Produção de conteúdo sobre inovação na gestão pública.

Adm Manoel Carlos | Coordenador da Câmara | Administrador. Mestre em Psicologia. Especialista em Gestão pela Qualidade. Servidor público e gestor de projetos de Inovação. Pesquisador em comportamento, cultura e clima organizacional. Criador do Prêmio Inoves e vencedor do Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública. Recebeu Comenda Ordem do Mérito Loren Reno, em 2016.

Adm. Robson Brandão Neves | Administrador. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua como gerente de Encaminhamento ao Mercado na Prefeitura de Vitória. Conselheiro no Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da (Compem/ Findes). Membro fundador da Fecaje. Atuou como gerente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor. Fundador do CRA-Jovem.

Adm. Fabrine Schwanz Dias | Administradora, especialista em Gestão Pública e Contabilidade. Atua na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Políticas Públicas, Gestão Pública, Planejamento Estratégico e Compras Governamentais. Coordena o Programa de Acesso à Justiça para Ministério Público Estadual (MPE).

Adm. Flávio Celso Santos Rosa | Administrador; Diretor Administrativo e Financeiro e Conselheiro do CRA-ES; Micro empresário; Consultor Trabalhista, Previdenciário e Perito Judicial, Consultor do Sebrae-ES com expertise em Planejamento Empresarial, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.

Adm. Antônio José Gonçalves de Siqueira | Administrador; Especialista em Gestão Pública Municipal; Técnico em Contabilidade. Atua em diversos órgãos públicos no âmbito federal, estadual e municipal, nas áreas de: consultoria em gestão, seleção, recrutamento e treinamento de pessoas, organização administrativa, cargos e salários, avaliação de desempenho, administração e controle patrimonial, planejamento e projeções orçamentárias e financeiras.

Adm. Leanderson Cordeiro dos Santos | Administrador. Mestrado em Administração. Especialista em Economia Empresarial. Técnico em Informática. Atua no Tribunal de Contas na área de Planejamento, gestão de projetos, gestão de processos e orçamento

Adm. Marcela Rocha Haase Uhlig | Administradora. Mestre em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas; Professora Universitária; Assessora de Eventos e Treinamentos no Instituto de Administração – IAES, do CRA-ES.

Adm. Jumara Aparecida Ferreira Martins | Mestre em Contabilidade Gerencial; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; Especialista em Controladoria e Finanças; Professora Universitária e Gerente de Gestão de Pessoas.

Adm. Fernanda Poleze |  Micro empresária; MBA em Gestão com ênfase em Desenvolvimento de Pessoas; Especialista em Gestão por Competências, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Secretária Executiva do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do ES – FESMAD; Secretária Executiva do Fórum Estadual de Procuradores Gerais dos Municípios do ES – FEPROG.

Adm. Bruno Teófilo de Araújo | Prefeito do Município de Pedro Canário (2017/2020); Gestor Presidente do Consórcio Prodnorte (2019/2020); Empresário Auto Center 5 Estrelas (1999 a 2016); Gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) 2009 a 2012.

Tecgo. Edileide Felipe da Fonseca 

Maria Emanuela Alves Pedroso 

Últimas Notícias – Gestão Pública  

RBA | Governança Pública é item fundamental para instituições

Direcionamento estratégico, controle de processos e cumprimento de finalidade são alguns dos benefícios  Setor fundamental para a criação de ...
Leia Mais

CRA ENTREVISTA | Adm. Manoel Carlos, CRA-ES 3690

“Valorizar as práticas inovadoras de gestão no contexto do serviço público capixaba, estimulando e reconhecendo práticas inovadoras da Administração ...
Leia Mais

IGM/CFA é sucesso em evento online promovido pelo CRA-ES

Capacitação ocorreu no dia 7 de julho e atraiu cerca de 90 participantes A capacitação online que aconteceu na ...
Leia Mais

Capixabas compreendem importância da ferramenta tecnológica do CFA

Aconteceu nesta semana (7), em caráter virtual e gratuito,  o “Encontro de Gestão Pública do CRA-ES” – para que ...
Leia Mais

Como priorizar o Planejamento Estratégico do país? CFAPlay respode!

Um bate-papo dinâmico e descontraído, assim seguiu a palestra sobre a importância de priorizar o Planejamento Estratégico nas organizações ...
Leia Mais

CFA reconhecerá boas práticas de gestão. Participe e concorra a prêmios!

Preocupado em valorizar os trabalhos que sirvam de referência ou inspiração para outras iniciativas no ramo da profissão, o ...
Leia Mais

IGM/CFA

O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O índice reúne dados extraídos de bases públicas como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS).

Eventos e Capacitações – Gestão Pública

Não há eventos programados no momento

Dúvidas?

Estamos disponíveis,  de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h, no chat ou whatsapp. Se preferir, preencha o formulário com seu questionamento, que logo entraremos em contato.


Contato