Você está visualizando atualmente CRA-ES ENTREVISTA | Adm. Valéria Aquino, CRA-ES Nº 11-912

CRA-ES ENTREVISTA | Adm. Valéria Aquino, CRA-ES Nº 11-912

Os conhecimentos da Administração me ajudaram a construir um negócio bem fundamentado, com bases mais seguras. Adm. Valéria Aquino | CRA-ES Nº 11-912

1.Você é empreendedora há mais de dois anos. Como os conhecimentos com a Administração contribuem para seu negócio?

Se eu não tivesse os conhecimentos que tenho em Administração, não teria feito um plano de negócios com sustentação, como eu fiz. Os conhecimentos da Administração me ajudaram a construir um negócio bem fundamentado, com bases mais seguras, tornando propício alavancar meu negócio com planejamento.

2. Ter o registro no CRA-ES a ajuda de alguma forma?
Tenho registro há mais de 10 anos no CRA-ES. E o mantenho mesmo como empreendedora. É fundamental para tê-lo para me manter atualizada sobre a minha profissão. Os cursos e palestras oferecidos atendem muito bem sendo pertinentes ao dia a dia e atualizados.

3. Diante dessa pandemia como os conhecimentos com a Administração podem fortalecer seu negócio?
Saber fazer um bom planejamento e controle de despesas foi fundamental nesse período. No primeiro momento não tivemos venda. Foi preciso saber como cortar despesas e reduzir o giro de estoque, por exemplo. Graças aos conhecimentos da Administração pude trabalhar no controle de despesa e fomento de novas receitas.

4. O mercado atual permite empreendedores só de vontade, sem técnica?
Empreender requer além de vontade. Demanda conhecimento técnico para uma gestão de qualidade. Ter um negócio porque gosta ou ama não é mais suficiente. É preciso saber direcionar despesas e alavancar receitas, fazer a gestão das pessoas em prol do resultado. Acredito que isso só é possível com a formação específica. A atual crise de mercado traz uma reflexão sobre como empreender nesse cenário.