Você está visualizando atualmente Etiqueta das reuniões online! Cuidado com o cenário ao fundo

Etiqueta das reuniões online! Cuidado com o cenário ao fundo

Atenção aos detalhes evita situação constrangedora

Um objeto polêmico, quadro com mensagem agressiva e até barulho de animais e crianças. Esse é o cenário e o som que podem aparecer ao fundo das reuniões online em tempos de home office, mas especialistas alertam para a necessidade de tomar cuidado. Segundo eles, há uma “etiqueta” a ser seguida nos encontros profissionais realizados no formato online.

De acordo com o Administrador e especialista em Gestão de Pessoas, Hermano Mattos, apesar da leveza que essa modalidade de reunião traz, o funcionário não pode se desassociar da ideia de que o ambiente é de cunho profissional ainda que esteja numa reunião em casa.

Por isso, a primeira orientação é observar os detalhes do lugar que servirá de cenário para a reunião. “Se a parede ao fundo for decorada avalie o tipo de objetos pendurados, as mensagens contidas em quadros e os objetos colocados em prateleiras ou estantes. Quanto mais profissional, mais séria será a imagem a passar”, explicou Hermano Mattos, também conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

Ainda de acordo com ele uma regra é básica ao iniciar a reunião online: manter o microfone no mudo. A partir da necessidade de comunicar o áudio é ativado. “Isso vai evitar a captação de ruídos do ambiente e até aqueles inesperados como latidos, miados e gritos de crianças”, alertou ele, frisando que é importante procurar um lugar livre de sons para manter o encontro longe de barulhos indevidos.