Você está visualizando atualmente Código de Ética dos profissionais da Administração

Código de Ética dos profissionais da Administração

A importância da conduta profissional

O Código de Ética estabelece princípios e normas que definem as práticas de atuação profissional. Possui finalidade disciplinadora e orientativa, o que permite produtividade, assertividade e segurança nas ações desenvolvidas.

O Sistema CFA/CRAs  conta com um Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA), instrumento que regula os deveres do profissional da Administração para com a sociedade. O código é previsto pela Lei n.º 4.769/65 e atualizado pela Resolução Normativa da Autarquia n.º 537/2018.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Adm. Maurílio Inês, é importante que profissionais  conheçam o código de ética da profissão.  “No CEPA, o profissional se norteia sobre seus deveres e condutas que deve seguir. O exercício da Administração reflete em toda a sociedade.”

Além do Código de Ética dos Profissionais de Administração, o Conselho Federal de Administração (CFA) instituiu o Regulamento do Processo Ético Disciplinar dos profissionais de Administração onde estabelece procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos administrativos e aplicação das penalidades relacionadas às infrações ao Código de Ética.

“É importante combater a má gestão de recursos, sejam humanos, financeiros e materiais em órgãos públicos e organizações privadas do país”, complementa o presidente do CRA-ES.

Para acessar o novo Código de Ética dos Profissionais de Administração, clique aqui. Já o Regulamento do Processo Ético Disciplinar dos Profissionais de Administração está disponível aqui.