Você está visualizando atualmente Responsável Técnico: saiba mais sobre sua atuação e sua importância para a sociedade

Responsável Técnico: saiba mais sobre sua atuação e sua importância para a sociedade

O responsável técnico garante a boa qualidade dos serviços prestados, observando os conhecimentos próprios da ciência da Administração

Empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, a prestação de serviços com atividades relacionadas às profissões da Administração, precisam estar  registradas no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), e dessa forma precisam atuar sob a responsabilidade técnica de um profissional da Administração também devidamente registrado no CRA-ES.

Somente com Responsável Técnico (RT), a pessoa jurídica pode cumprir com fidelidade, eficiência e qualidade os objetivos sociais, os contratos de prestação de serviços e o fornecimento de produtos. Assim, garantindo a qualidade do serviço prestado, e caso haja algum dano sofrido pelo consumidor, é ele quem responderá por qualquer ocorrência.

Este profissional desempenha funções como emissão de pareceres, elaboração de relatórios, planos e projetos, além de atividades que compreendem a Administração, como pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalho.

A Responsabilidade Técnica e as profissões Regulamentadas
A responsabilidade Técnica faz com que a empresa cumpra seu objetivo social, sem danos a sociedade. Só podem atuar como Responsáveis Técnicos os profissionais da Administração devidamente registrados e em dia com CRA.

Sendo uma profissão regulamentada, cabe ao Conselho fiscalizar para mitigar os prejuízos das imperícias técnicas e antiéticas. É dever do CRA-ES prestar orientações e propor as ações cabíveis junto aos responsáveis técnicos, para eles poderem ter uma atuação cada vez mais condizente com o Código de Ética da profissão. 

 

Palestra: Responsabilidade Técnica e Ética na Administração

O CRA-ES promove, com frequência, workshops e treinamentos para os responsáveis técnicos. No dia 6 de julho, o CRA-ES promoverá a palestra Gratuita “Responsabilidade Técnica e Ética na Administração” em seu auditório, às 19 horas. O palestrante será o Adm. Herickson Rangel, Conselheiro da Autarquia.  Inscrições em nosso site: craes.org.br/evento