You are currently viewing Banco Central libera consulta de valores esquecidos

Banco Central libera consulta de valores esquecidos

São cerca de R$ 8 bilhões parados em instituições financeiras que serão restituídos

Quando em janeiro deste ano, o Banco Central comunicou que devolveria valores esquecidos por cidadãos e que estão em poder da instituição financeira, a procura foi tão grande, que o site do banco sofreu um apagão e parou de funcionar, literalmente, com tantos acessos. A nova data chegou e desde o dia 14 de fevereiro é possível acessar o novo endereço que foi criado exclusivamente para a consulta, o valoresareceber.bcb.gov.br. 

“Os valores ‘esquecidos’ são oriundos de contas encerradas em uma instituição financeira, em um consórcio e os valores são remetidos ao Banco Central com o número do CPF do cidadão”, explica o consultor de investimentos e Conselheiro do CRA-ES, o Adm. Fabrício Nunes Azevedo. “Basta informar o CPF e data de nascimento  para pessoa física e o CNPJ da empresa no caso da consulta de pessoa jurídica”, afirma. 

A princípio o site irá apenas informar ao cidadão se ele tem algum valor a receber. De acordo com o Administrador, se houver um valor, a partir do dia 07 de março começa o agendamento para solicitação do saldo existente. “Para quem nasceu ou fundou uma empresa antes de 1968 o período será de 07 a 11 de março, entre 1968 e 1983 as datas serão de 14 a 18 de março e para quem nasceu após 1983 será de 21 a 25 de março”, afirma Azevedo.


Os valores serão recebidos via PIX ou caso a instituição financeira não tenha esse cadastro, será preciso informar os dados no sistema e o meio de pagamento. Uma segunda etapa também terá que ser cumprida, um cadastro no site do Governo Federal. 


O administrador alerta para o cuidado com os golpes: “Não atenda telefonemas com pessoas dizendo que são agentes de bancos, com solicitação de dados pessoais. O Banco Central não irá entrar em contato com ninguém, tudo será feito de forma virtual”, pontua Azevedo.

 

Para informações mais detalhadas acesse: valoresareceber.bcb.gov.br  

  

TV VITÓRIA:

Entrevista do Conselheiro Fabrício para TV Vitória:

http://www.folhavitoria.local/videos/tv-vitoria/jornal-da-tv-vitoria/4gon6zL9kWD