Câmara temática de Empreendedorismo e inspiração

Em junho de 2019, foram iniciados os trabalhos da Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES, a partir da atividade voluntária de profissionais da Administração, empresários e sociedade interessada em contribuir com o esforço para a construção de uma mentalidade empreendedora seja no próprio negócio, ou como colaborador de uma empresa.

cip-vetor-cra-es-05


Durante o desenvolvimento do trabalho das equipes específicas da Câmara a economia mundial se viu impactada pela pandemia do novo coronavírus. De forma a apoiar as empresas locais, rapidamente a Câmara de Empreendedorismo e Inspiração abraça a “Campanha Administrador & Empreendedor: Unidos no Fortalecimento dos Negócios” lançada pelo Conselho Federal de Administração para oferecer e disponibilizar consultorias empresariais, gratuitas, para micro e pequenas empresas, ofertadas voluntariamente por profissionais de Administração.

Desde o seu início, em maio de 2020, o projeto foi customizado e passou a ter uma metodologia própria, com ferramentas de utilização pré-definidas como canvas, curva de valor, avaliação financeira, estrutura de custos e 5W2H, além da realização de consultoria coletiva através de reuniões on-line, realizadas semanalmente.

cip-vetor-cra-es-02

Para o aumento da rede colaborativa de consultores, foram realizadas ações de divulgação nas diversas mídias do CRA-ES e oferecidas capacitações online para apresentação do Programa, formato de consultoria e metodologia utilizada. Em julho de 2020, a Câmara de Empreendedorismo realizou a primeira capacitação online gratuita dos administradores em Consultoria Online, sob a coordenação do Adm. Glaucio Siqueira. A capacitação teve como objetivo proporcionar a aprendizagem das técnicas e ferramentas utilizadas durante a consultoria online, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional durante a atividade de consultoria. Foram capacitados mais de 70 profissionais nesta edição do curso, prontos para atuarem no Programa Administrador & Empreendedor. Em razão da repercussão e feedbacks recebidos, o CRA-ES  lançou mais duas turmas, em agosto e outubro, capacitando ainda mais profissionais a utilizarem as ferramentas de consultoria online.

Em abril de 2021, a Câmara de Empreendedorismo e Inspiração reiniciou o atendimento online e gratuito às empresas que necessitam recuperar seus negócios através da 2ª etapa da Campanha, chamada de “Clínica de Negócios”. Para isso, foi realizada nova turma da capacitação gratuita e abril e a próxima foi realizada no final de junho. É importante ressaltar que um dos participantes da Câmara desenvolveu software customizado para o modelo de consultoria adotado e que pode ser utilizado, inclusive, por todo o Sistema CFA/CRAs, pelo custo simbólico de R$ 10,00 por CNPJ cadastrado. A Câmara está à disposição para apresentar o software e projeto.

Já para a captação de empresas, além da divulgação nos diversos canais de comunicação do CRA-ES, foram realizadas parcerias com entidades capixabas, como Femicro, Fecomércio, Aderes, Sinepe, Federação das CDL’s, Sindhotéis e Sindbares. Até o final da campanha, em dezembro de 2020, mais de 60 micro e pequenas empresas se cadastraram e puderam se beneficiar desta ação coordenada pela Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES. A ação possibilitou a geração de um modelo único e altamente consolidado de consultoria online, alicerçado no conceito de esforço colaborativo. Os profissionais da Administração voluntários tiveram a oportunidade de ampliar seu networking e ainda aprender uma nova modalidade de consultoria. Além de profissionais da Administração, profissionais com outras formações participam da Câmara e contribuem com a visão multidisciplinar do negócio.  

Coordenador da Câmara

Glaucio

Adm.Glaucio Gonçalves Siqueira, CRA-ES 6915
Administrador, especialista em Marketing e Gestão de Empresas, empresário. Atua como coordenador do projeto Clínica de Negócios, e está à frente de negócios inovadores, como CEO das empresas Gestão Super Simples, ProfessorGlaucio & Associados e PG Marketplace. 

contato: ct.empreendedorismo.craes@gmail.com

Saiba Mais

Ações da Câmara

EM ANDAMENTO. O CRA-ES conta com um time de consultores voluntários, com estratégias para alavancar negócios que precisam de auxílio.

2021. Campanha encerrada. O curso gratuito onde o profissional da Administração tem a oportunidade de ampliar seu networking e aprender uma nova modalidade de consultoria.

2019. Incentivo Encerrado.
Incentivo para empresas que estão iniciando.

Últimas Notícias, Artigos e Publicações – Empreendedorismo

Consultorias Gratuitas: Especialistas auxiliam na retomada dos negócios

O atendimento às Micro e Pequenas empresas continua O enfrentamento à crise econômica em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus ...

RBA 142 – Admiráveis novos tempos

A RBA 142 está no ar, com uma série de novidades que interessam tanto aos profissionais de administração e gestores ...

Consultoria Gratuita é sucesso entre empreendedores

Iniciativa do CRA-ES através da Clínica de Negócios tem incentivado empresários a alavancar o seu negócio A consultoria empresarial gratuita ...

RBA | Quando sua marca ou empresa já não faz mais falta

Empresas que não inovam deixam de ser relevantes para consumidores e perde valor de mercado Pesquisa da Havas Group (multinacional ...

Gratuito: Nova turma de capacitação online em consultoria

Inscrições para a nova turma estão abertas até o dia 24 de junho e são gratuitas Com o sucesso da ...

CRA-ES forma nova turma de consultores à distância

Em breve, novo curso será oferecido  Mais um grupo de profissionais da Administração se formou na Capacitação de Consultores Online, ...

Se interessou em fazer parte ou saber mais sobre as câmaras temáticas? Entre em contato conosco.​

Estamos ansiosos para conhecer suas preferências. Por favor, preencha o formulário e nos ajude a direcionar melhor sua participação. É um processo rápido, e você pode escolher mais de uma opção. Para conhecer outras câmaras, acesse:craes.org.br/camaras-tematicas/