Você está visualizando atualmente Saiba o que são Antiwork e Quiet Quitting e como eles já impactam o mercado

Saiba o que são Antiwork e Quiet Quitting e como eles já impactam o mercado

Eles já sacodem o mercado de trabalho e criam nova dinâmica socioeconômica. Impactos já são sentidos nas empresas 

Por Leon Santos

Dois termos têm sacudido o mercado de trabalho nos últimos meses. Com mais de 17 milhões de acessos em diferentes redes sociais, a hashtag “Quiet Quitting”  dá uma amostra do interesse de trabalhadores e gestores de recursos humanos, de todo o mundo, sobre o termo.

Confundido por vezes com sua tradução literal (do inglês, algo como demissão silenciosa), quiet quitting é na verdade um movimento que tem como premissa ‘não se matar de trabalhar’. Também pode ser interpretado como trabalhar apenas o suficiente para não perder o emprego ou, dentro da cota de produtividade de cada setor ou departamento.

O outro termo é o antiwork. Segundo a administradora e especialista em ‘Gestão e Desenvolvimento Humano’ Elenise Rocha, nele as pessoas costumam rechaçar as formas de organização do trabalho, o que significa contestar as formas de trabalho da atualidade e, eventualmente, isto pode trazer distúrbios dentro das organizações.

“Historicamente, a visão do empregado e do empregador sempre foram diferentes e movimentaram muitas discussões e disputas históricas por direitos trabalhistas. Essa discussão é permeada por símbolos que criam o sentido e o significado do trabalho para o indivíduo, onde as regras de troca de investimento não se deixam assim separar”,  ressalta Elenise.

Motivações

Tanto o antiwork  quanto o quiet quitting são conceitos que já existiam antes de 2020, entretanto, ganharam mais notoriedade durante a pandemia. Ambos questionam máximas empresariais como “vestir a camisa da empresa”, ser workaholic e doar-se demasiadamente ao local em que trabalha sem a devida valorização das organizações.

antiwork busca melhores condições de trabalho, especialmente para classes trabalhadoras mais braçais — que ficaram ainda mais expostas durante a pandemia de Covid-19. O motivo de querer revolucionar o mercado ocorre em razão de as necessidades e desejos de gerentes e corporações estarem sempre acima ou à frente do bem-estar e interesse dos trabalhadores, o que na visão dos seguidores do conceito gera abusos, sobrecarga de serviço e má remuneração.

Já o quiet-quitting prega que o colaborador se limite a executar apenas as tarefas estritamente necessárias — previstas na descrição de seus afazeres, que constam no contrato de trabalho. Durante a pandemia, a morte de familiares e conhecidos provocaram reflexões em milhões de  trabalhadores que passaram a repensar o sentido de seus trabalhos e vidas: como exemplo, se valeria a pena passar tanto tempo nas empresas, em vez de passar mais tempo com a família ou dedicar-se a atividades lúdicas e reabastecedoras de energia. 

A sobrecarga de trabalho, confirmadas pelo aumento do número de casos de estresse e burnout (esgotamento físico e mental), foi o principal motor para tais movimentos. E o que era tema nos departamentos de RH apenas se intensificou durante a pandemia, quando as pessoas aumentaram seu ritmo laboral.

“Nesse contexto aparece a abordagem de abandono silencioso que denota uma atitude ligada à necessidade de manter boa saúde mental. Os trabalhadores se viam muitas vezes esgotados e passaram a estabelecer limites entre a sua relação com o trabalho e a vida pessoal”, diz Elenise.

Leia o restante desta matéria na RBA 151.

Fonte: CFA