Você está visualizando atualmente Produtividade x Produção – Você sabe a diferença?

Produtividade x Produção – Você sabe a diferença?

São termos diferentes mas que aliados são de grande valia.

Uma das coisas mais valiosas para uma organização são equipes produtivas. Para muitos, produzir é simplesmente executar funções, porém não é desta forma. Ser produtivo exige planejamento do dia de trabalho e da execução de tarefas. 

Qual a diferença?
Enquanto a produção consiste na medida de resultados e busca de informações, a produtividade se mede em desempenho e otimização de tempo. Exemplo: Um analista produzia 10 relatórios por dia. Após identificar falhas no processo e padronizar seus procedimentos, sua produção diária aumentou para 15 relatórios. Houve um ganho de produtividade de 50%. 

Como ter uma equipe produtiva?
De acordo com o Diretor Administrativo e Financeiro adjunto do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Hermano Mattos de Souza, para ter uma empresa com funcionários produtivos é necessário a realização do mapeamento e, consequentemente, a melhoria dos processos organizacionais. “É preciso adequar os recursos tecnológicos às necessidades demandadas. Em paralelo, deverá acontecer o  investimento na melhoria do ambiente organizacional e no treinamento (técnico e comportamental) dos colaboradores”, destaca.

A importância do diálogo e do feedback
Algumas ações podem aumentar a produtividade, dentre elas identificar as falhas e mapear processos. Além disso, os gestores devem manter um diálogo e definir  metas e objetivos que a empresa e funcionários possuem. Para o especialista, de forma geral, as organizações não demonstram preocupação em informar ao colaborador o grau de satisfação que ele possui com o trabalho desenvolvido e muitos se sentem desmotivados. “É comum o funcionário  somente receber feedback quando o resultado fica aquém do esperado, levando-o a não se sentir valorizado.” pontua Souza.

Aspectos culturais influenciam no processo
Outra questão é estar atento aos aspectos culturais e educacionais de cada região, que interferem na produtividade. No caso do Brasil, por ser um país extenso, uma empresa situada nas regiões Sul e Sudeste, caso invista em uma filial no Nordeste, tem que levar em consideração as características regionais em seu quadro pessoal. “O processo educacional como um todo, ou seja, não somente educação formal, mas incluindo também os aspectos antropológicos e ambientais, será determinante na obtenção da produtividade almejada. Sendo assim, não há dúvida quanto a comparações também com outros países”, finaliza o Administrador.


 

Mais informações:

Câmara Temática de Recursos Humanos CRA-ES
Adm. Hermano, além de Diretor Administrativo e Financeiro do CRA-ES, é integrante da Câmara Temática de Recursos Humanos do Conselho, que tem como objetivo a difusão dos conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como, da Ciência da Administração. Acesse:
https://www.craes.org.br/camaras-tematicas/recursos-humanos/