Você está visualizando atualmente Dia do Administrador Hospitalar: a Importância da Gestão na Saúde

Dia do Administrador Hospitalar: a Importância da Gestão na Saúde

O dia 14 de julho é conhecido por celebrar o Dia do Administrador Hospitalar. A data surgiu como uma forma de reconhecer e valorizar a importante contribuição desses profissionais para o setor, que desempenham um papel fundamental no funcionamento eficiente e eficaz de uma instituição de saúde.

A gestão em saúde em um hospital é uma complexa estrutura organizacional, acima de tudo humanitária, burocrática e altamente hierarquizada. Nela, é comum encontrar uma extrema divisão de trabalho, que reparte em parcelas de densidades diferentes as suas responsabilidades.

O trabalho na área envolve estratégias que visam uma política de prevenção para colaboradores, buscando manter a saúde física e psicológica através de programas de bem-estar. Ao adotar essa estratégia, o negócio também estará apoiando o desenvolvimento dos colaboradores.

Para o Representante Institucional do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Adm. Claudio Amorim, para exercer sua função administrativa, o gestor de saúde deve ser capaz de analisar informações de maneira rápida, clara e efetiva:

“No dia a dia, ele será abordado com uma infinidade de dados e situações, devendo ter a habilidade necessária para entender o que está acontecendo e processar isso adequadamente”, afirmou.

Atualmente, o Adm. Claudio Amorim faz a gestão de um hospital com mais de mil colaboradores. Segundo o representante, a saúde possui um campo inexplorado pela Administração na área de processos e custeio. “Ser um profissional habilitado com formação em administração traz um olhar para os horizontes do descobrimento de oportunidades, uma vez que em estudo recente, da Universidade de Harvard, no periódico de 2021, descobriu-se que 94% de todas as instituições de saúde no mundo são geridas por médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde e somente 6% dos profissionais são administradores”, complementou.

Os resultados da pesquisa apontada por Amorim mostram que, nas instituições geridas por Administradores, foi percebido um superávit no orçamento, além do desenho de planejamento de dez anos construído e bem sedimentado. Nos outros 94%, foi identificada a falta de um sistema de custos, processos e planejamento estratégico em dia, além de déficit sistemático por mais de cinco anos.

A importância da atuação do profissional da Administração na gestão hospitalar é crucial para garantir que os recursos estejam sendo utilizados de maneira adequada, que os processos estejam otimizados e que a qualidade do atendimento aos pacientes seja mantida em alto nível. Cabe ao Administrador Hospitalar executar o planejamento de todas as áreas, sejam aquelas de suporte à assistência em saúde ou administrativas, financeiras e demais correlatas, desde compras até a gestão de recursos humanos.


Principais desafios para atuação deste profissional

 

O  Adm. Cláudio Amorim revela que o maior desafio da gestão hospitalar é a organização dos processos. “O ambiente hospitalar é complexo, contendo diversos processos e atividades que se relacionam entre si”, contou,

Dentre as principais adversidades listadas, estão: custos crescentes; atendimento desumanizado; segurança de dados; implementação de tecnologias; mão de obra qualificada; e a jornada do paciente.

Além das questões financeiras, o profissional também lida com a gestão de recursos humanos. Ele é responsável por contratar, treinar e supervisionar a equipe administrativa e de apoio, bem como garantir a conformidade com as regulamentações trabalhistas e a segurança no ambiente de trabalho.

O administrador também atua como um líder, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e motivador, onde os profissionais de saúde possam desempenhar seu trabalho da melhor forma possível.

O Administrador Hospitalar desempenha um papel vital na gestão e no sucesso de uma instituição de saúde. Sua atuação abrange diversas áreas, desde a gestão financeira e de recursos humanos até a qualidade do atendimento e a tomada de decisões estratégicas. Com habilidades de liderança, conhecimento técnico e capacidade de lidar com desafios complexos, o administrador hospitalar contribui para a prestação de serviços de saúde de qualidade, garantindo o bem-estar dos pacientes e o bom funcionamento da instituição como um todo.