Você está visualizando atualmente Dados de 2021 do IGM-CFA são abertos ao público

Dados de 2021 do IGM-CFA são abertos ao público

Após ter sido atualizado em abril deste ano, o Índice CFA de Governança Municipal, IGM-CFA, ainda reservava algumas informações apenas para acesso exclusivo dos profissionais de Administração registrados em CRA e em dia com as obrigações junto ao regional.

A novidade é que quem acessar o site do índice a partir desta quinta-feira, 5, verá que os dados estarão disponibilizados para todas as pessoas que que tiverem interesse na plataforma. O Conselho Federal de Administração (CFA) busca, com isso, participar ativamente da Gestão Pública brasileira, por meio da formação dos dirigentes dos municípios, e colocar o trabalho da autarquia à serviço da sociedade. 

“O IGM-CFA vem sendo uma grande ferramenta de Gestão Pública Municipal desde 2017, sendo o Sistema CFA/CRAs uma representatividade dos Profissionais de Administração, deixa uma entrega efetiva à nação brasileira”, afirma o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA. 

De acordo com ele, “ao diagnosticar o Brasil cientificamente com dados e informações, temos um direcionamento de planejamento presente, visando o futuro,  principalmente em um ano ímpar no qual devem ser apresentados os Planos Plurianuais PPAs dos municípios, estados, Distrito Federal e governo federal”. 

O IGM 

A atualização do estudo é realizada anualmente e nesta edição, mantém a estrutura base do IGM, exceto no indicador Transparência. Tal variável, cuja última atualização foi em 2016, foi substituída pela variável Transparência Municipal, que é de 2019 e avalia 21 itens. Por exemplo, se há no município página de transparência pública, se são disponibilizadas informações em tempo real sobre a execução orçamentária e se há meios de acesso à informação pública. 

Nesta nova versão do IGM-CFA, o dado mais antigo é de 2019 o que, segundo o diretor, traz mais eficiência e efetividade na consolidação das informações, uma vez que não ficam ultrapassadas. À época da atualização, ele afirmou que “as contribuições do IGM-CFA são fantásticas para os gestores públicos que visam efetivamente fazer um trabalho técnico científico”. 

Contribuição

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública, é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

A ferramenta consolida dados de mais de 5 mil municípios brasileiros e contribui diretamente com subsídios estatísticos para tomadas de decisão e promulgação de políticas públicas. Assim, permite ao gestor público mais embasamento para planejar a gestão municipal, executando as ações com mais segurança e transparência. 

“Estamos em um ano ímpar, período de entrega dos Planos Plurianuais. Nesse momento, o gestor terá que deliberar sobre a gestão que fará nos próximos quatro anos. É hora, portanto, de planejar o futuro”, afirmou Macêdo quando da atualização. 

Acesso exclusivo: Vale lembrar que, apesar da divulgação do IGM-CFA 2021 ao público em geral, o acesso exclusivo ainda conta com informações, dados, painéis e mapas restritos aos profissionais de Administração registrados junto ao CRA e em dia com as anuidades.

Fonte: Elisa Ventura | Assessoria de Comunicação CFA 

CÂMARA TEMÁTICA DE INOVAÇÃO GESTÃO PÚBLICA CRA-ES
Em consonância com as ações desenvolvidas pela Câmara de Gestão Pública do CFA, em 2019, o CRA-ES criou a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública com o intuito de difundir os conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como a difusão da ciência da administração na área pública. A Câmara possui um importante papel, principalmente na capacitação de profissionais da administração que atuam nesta área.  

SAIBA MAIS: https://www.craes.org.br/camaras-tematicas/gestao-publica/