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CFA quer estruturar uma Central de Compras para o Sistema CFA/CRAs

Um dos pilares da atual gestão do Conselho Federal de Administração (CFA) é sistematizar vários processos administrativos, entre elas o que envolve o setor de compras. Por isso, a autarquia criou o Grupo de Trabalho Sobre a Central de Compras do Sistema CFA/CRAs.

A proposta da iniciativa é estudar modelos e formas de central de compras coletivas de organizações a fim de propor estratégias para estruturar uma “Central de Compras” para o Sistema CFA/CRAs. Nesta semana, alguns membros do grupo de trabalho criado pelo CFA estiveram em Brasília, para participar de uma reunião de benchmarking no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)).

O vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL), Adm. Dawison Calheiros; e o vice-diretor de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-SE), Adm. Daniel da Silva Almeida, estavam na reunião. Ambos fazem parte do grupo de trabalho.

O encontro contou também com a participação do diretor Administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa; e com a Chefe da Seção de Compras do CFA, Ana Carolina Luna. A equipe foi recebida pela diretora da Central de Compras do MGI, Lara Brainer.

Segundo Francisco, o foco da reunião foi conhecer a Central de Compras do governo federal. Para ele, há vários benefícios em levar essa proposta para o Sistema CFA/CRAs.

“O principal objetivo é obter vantagens econômicas, como descontos por volume, melhores condições de pagamento e negociações mais favoráveis com fornecedores.’, disse.

Para o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, estabelecer uma Central de Compras para o Sistema CFA/CRAs vai otimizar os processos de compras dos CRAs.

“Essa abordagem colaborativa permite que as empresas participantes economizem recursos financeiros e otimizem o processo de aquisição, uma vez que a central de compras pode negociar em escala e consolidar as demandas de várias empresas.”, afirmou.

Dawison Calheiros ratifica o posicionamento dos diretores do CFA. De acordo com o vice-presidente do CRA-AL, a central de compras desempenha um papel crucial na gestão eficiente das aquisições de uma organização. 

“A central de compras é prática comum em setores nos quais várias instituições têm necessidades semelhantes de compras, como materiais de escritório, equipamentos, suprimentos industriais, entre outros.”, comentou

Além disso, ele complementa que as centrais de compras também podem oferecer benefícios adicionais, como compartilhamento de informações sobre fornecedores, boas práticas de compras e a possibilidade de cooperação em outras áreas estratégicas. “Isso cria uma rede de colaboração que vai além das necessidades de contratação da Administração Pública”, apontou Dawison.

O Grupo de Trabalho Sobre a Central de Compras do Sistema CFA/CRAs, criado pelo CFA, é formado pelos seguintes administradores: Admª. Ana Cristina Ferreira de Araújo (Coordenadora); Admª. Flávia Castro de Mendonça Bernardes (Vice-Coordenadora); Adm. Daniel da Silva Almeida (membro); Adm. Kleber Rodovalho de Souza (membro); e Adm. Dawison Calheiros (membro).

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA