Você está visualizando atualmente Administrador deve estar pronto para prever cenários futuros e protagonizar transformações 

Administrador deve estar pronto para prever cenários futuros e protagonizar transformações 

Discussão foi tema da palestra magna de encerramento das comemorações do mês da Administração. 

O profissional da Administração ocupa um lugar fundamental na construção das transformações que já acontecem no mundo organizacional e deve estar preparado para isso. Esse foi o tema da palestra magna de encerramento das comemorações do mês da Administração no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), realizada na última sexta-feira (30), com o tema “Gestão de Novos Negócios, Inovação e o Futuro do Profissional da Administração”.  


A palestra foi conduzida pela Diretora de Futuro da ArcelorMittal, Paula Harraca. A profissional levou aos ouvintes provocações sobre o panorama da Administração e do mundo organizacional, uma realidade que está em profunda transformação.  “Isso demanda dos profissionais um olhar que não é apenas para gerenciar o dia a dia, mas também a criação do amanhã, e criação de futuro não é um exercício de adivinhação, é um exercício de protagonismo, de influenciar as transformações e não apenas assisti-las”, ressalta. 
 

 


O presidente do CRA-ES, Adm. Maurílio Inês, ressaltou a importância do tema, principalmente em razão do atual contexto da profissão. “Os administradores estão vivendo um novo ciclo, um novo momento na vida, em que ele tem que ser
multiespecialista. Os profissionais e o público, de um modo geral, saíram daqui com outra cabeça sobre a profissão, uma Administração mais moderna, mais eficiente e entendendo ser fundamental se qualificar e se capacitar para esse novo momento”, enfatizou. 



Paula Harraca, que também se formou em futurismo no Vale do Silício, na Califórnia, ressaltou o papel do administrador na construção de um futuro que não é utópico, mas um caminho possível. O resultado dessa construção é um ecossistema de negócios mais competitivo, mais inovador que trabalha conjuntamente para alcançar novos objetivos.
 

“Quando o profissional de Administração está conectado com o propósito e com as causas que precisam ser atingidas enquanto sociedade, isso pode sim transformar uma organização e as organizações conectadas com o propósito podem transformar o mundo”, destacou a profissional.  


A programação encerrou as comemorações do mês da Administração no CRA-ES, que promoveu uma série de atividades, contando inclusive com um ciclo de qualificação para profissionais da área. Além da palestra magna, o evento contou com a participação do grupo de danças Folclóricas Tanzerland, de Santa Maria de Jetibá, e com um delicioso café de relacionamento para que o participante pudesse expandir a sua rede de networking.
 

 

 

Administração durante e após a pandemia 

Moderador do evento, o administrador Glaucio Siqueira, coordenador da Câmara de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES, ressaltou que eventos como esses são importantes para relembrar às pessoas que somente com gestão é possível alcançar resultados, principalmente considerando que a profissão vive um momento de dualidade. 

 “Ao mesmo tempo que nós perdemos muitos estudantes interessados em fazer Administração, nos últimos dois anos, a percepção da importância do administrador se tornou muito grande, especialmente em um momento de crise que todo mundo passou e a gente percebeu como que a gestão é a salvação das empresas”, enfatiza.  

Esses são um dos fatores que tornam o futuro da Administração promissor. Para o administrador Hermano Mattos de Souza, diretor adjunto de Administração e Finanças do CRA-ES, cada vez mais, a sociedade está se conscientizando que a prática da ciência em Administração se faz indispensável para o desenvolvimento e manutenção das organizações, o que também faz surgir uma série de desafios para os profissionais. “Requer do profissional que ele seja possuidor de um vasto conhecimento da ciência para colocar em prática. É uma profissão que exige tanto o embasamento teórico profundo quanto a prática profissional”, enfatiza.  

Entendendo esses desafios, o CRA-ES exerceu um papel fundamental ao longo da pandemia, período em que o conselho protagonizou diversas ações de apoio às organizações que estavam em um momento delicado. “A gente viu a importância da Administração e da gestão em todo esse contexto. O conselho apoiou e esteve com os empresários e empreendedores por meio de consultorias gratuitas, mentorias, várias ações realizadas com o intuito de apoiar os profissionais e empresas registradas”, lembra o Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ES, Robson Brandão Neves. 

Saindo desse período de pandemia, mais uma vez, a Administração se mostra fundamental para a construção de gestões alinhadas com o futuro, destaca o convidado Roberto Schultz, Administrador, contador e Conselheiro Federal do CRC-ES “Esse período serviu para mostrar, dentre outras coisas, como a Administração é importante, como o planejamento, a programação, a criação de cenários é importante. A Administração, de alguma maneira, está o tempo todo preocupada com isso” enfatiza. 

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI!

 

Transmissão youtube