Você está visualizando atualmente Como o LinkedIn pode ser um aliado no mercado de trabalho?

Como o LinkedIn pode ser um aliado no mercado de trabalho?

A famosa rede social LinkedIn foi criada com o objetivo de conectar pessoas e empresas com base na sua área de atuação profissional. Essa mídia tem ganhado muito destaque devido às ofertas de emprego, projetos e profissionais. Quer saber como utilizar a plataforma para melhorar sua carreira?

Para iniciar sua conta, é muito importante manter em mente que é um perfil profissional, que deve ser alimentado em suas próprias demandas como qualquer outro. Manter os conteúdos e fotos neutros e técnicos demonstra seriedade e comprometimento com seu trabalho. 

Ao escolher a foto de perfil, é importante que ela esteja com alta resolução, evitando óculos e objetos na frente do rosto. A imagem de capa deve ser escolhida de forma criativa, preferencialmente contendo algo sobre sua área de trabalho — uma frase, uma imagem, um banner com a logo da empresa em que se está atuando, por exemplo.

Depois de preencher os dados pessoais de maneira honesta e responsável, chegou a hora de estreitar laços criando conexões com outras pessoas ativas da rede. Analisar a página de outros usuários abre a possibilidade de aprendizado, funcionando como um sistema tutor- aluno, que pode abrir muitas portas no futuro.

Um jeito muito inteligente de utilizar a plataforma é configurá-la como um portfólio para divulgar o trabalho já produzido. Operar gerando conteúdo, além de demonstrar qualidade, atrai um público interessado em contratar e consumir, o que enriquece a rede social e amplia os contatos e interações.

Quando o foco é a busca por empregos, existe uma grande opção de vagas, empregos e concorrentes que aparecem todos os dias. Uma vantagem é a possibilidade de analisar se há muitas ofertas de emprego na área de especialização desejada.

Por outro lado, voltando-se para a área de ensino, a plataforma promove a divulgação de cursos e projetos sociais. A oportunidade de empreender transforma o aplicativo em um projeto rentável, em que existe a troca de serviços e produtos.

O LinkedIn pode ser uma ferramenta que serve para muito além de inserir o currículo, se tornando uma rede social para gestão de carreira. Possuir recursos para, de forma estratégica, tomar a melhor decisão possível conforme o objetivo é um fator que pode ser determinante em algumas situações no mercado de trabalho e até mesmo para tirar um projeto de papel.

Quer saber mais? Confira o ADM Entrevista sobre Gestão de Carreira.

FONTE: Maria Natália Terra, com supervisão de Ana Graciele Gonçalves