Você está visualizando atualmente Profissionais de administração vão ajudar pequenos negócios

Profissionais de administração vão ajudar pequenos negócios

Iniciativa do CFA quer criar uma rede de fortalecimento dos negócios em tempos de crise

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, pequenos empresários e empreendedores individuais foram obrigados a suspender suas atividades para conter o avanço da Covid-19. O isolamento e o distanciamento social já passam dos 40 dias em alguns estados e agora esses profissionais não sabem se recorrem a linhas de crédito para segurar as contas ou se fecham o negócio. Mas antes de tomar uma decisão, que tal recorrer a uma consultoria com quem entende de gestão? O serviço gratuito será intermediado pelos Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAS) por meio da campanha “Administrador e Empreendedor: unidos no fortalecimento dos negócios“.

A proposta da iniciativa é ajudar microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte a superar a crise sem ter que encerrar o negócio ou conceber dívidas impagáveis. “Nossos profissionais de Administração darão consultorias gratuitas para auxiliá-los a tomar uma decisão mais assertiva. A nossa união é essencial para reerguer a economia do nosso país”, diz o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

Para receber a consultoria, os microempreendedores individuais (MEIs), as microempresas (MEs) e as empresas de pequeno porte (EPP) precisam preencher um cadastro no site www.cfa.org.br/MPEs. Uma equipe do CFA selecionará os casos e encaminhará para profissionais de administração solidários que se voluntariaram para participar do projeto.

Jenipher Portela é microempresária e
busca consultoria profissional com ajuda do CFA

A microempresária Jenipher Portela já se cadastrou para receber a consultoria. Ela é proprietária de uma lanchonete que vende crepes, açaí, tapioca e sucos em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, localizada a 49km de Brasília. Com a pandemia de coronavírus, ela teve que fechar as portas do estabelecimento para evitar a aglomeração de pessoas. A medida fez as vendas caírem em 54% em comparação com os primeiros quinze dias de janeiro, quando o isolamento social estava longe de ser uma realidade no país. A alternativa para enfrentar a situação foi focar toda energia no sistema delivery. “As vendas nessa modalidade se mantiveram, aumentaram um pouco, mas nada que supra a venda presencial”, explicou.

Ela conta que teve certa dificuldade em identificar o quanto as vendas tinham caído por não saber, até então, realizar os cálculos corretos. A comerciante identificou, ainda, que as principais matérias primas do seu negócio tiveram aumento de 50% e foi preciso reajustar os preços dos seus produtos. Contudo, com o fechamento do comércio, ela decidiu frear o reajuste por temer uma queda ainda maior nas vendas. “Já havíamos percebido que a nossa receita estava inferior a despesa”, explica.

Mas Jenipher está otimista e tem boas expectativas com a consultoria. “Espero ter uma visão real do meu negócio, entender quais os problemas estou enfrentando e ter uma visão de uma especialista de como superar isso”, comenta.

As consultorias gratuitas serão oferecidas nas áreas de Finanças, Orçamento, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia da Informação e outras áreas da Administração. Mauro lembra que a falta de planejamento e falhas na gestão estão entre as principais causas para a morte precoce de muitas empresas. “Essa consultoria com profissionais altamente capacitados pode não só salvar seu negócio, como também poderá ajudá-lo a se reposicionar no mercado”, defendeu.

Quer fazer como a Jenipher e aumentar as chances de salvar seu negócio? Inscreva-se e participe da consultoria. Para saber mais, acesse: www.cfa.org.br/MPEs.

FONTE: Ana Graciele Gonçalves. Assessoria de Comunicação CFA