Você está visualizando atualmente Perícia Judicial para administradores

Perícia Judicial para administradores

Nova Câmara Temática auxilia administradores no âmbito judicial

As Câmaras Temáticas foram criadas pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) para gerar e compartilhar conhecimentos relativos a cada área de atuação dos profissionais de administração. Recentemente criada, a Câmara Temática de Perícia e Administração Judicial irá capacitar administradores para atuarem com perícia judicial nas esferas trabalhista, cível e na administração em recuperação judicial.

De acordo com o administrador e coordenador do Instituto de Administração do CRA-ES, à frente desta Câmara, Adm. Flávio Celso Santos Rosa, a ideia é que com a capacitação dos administradores como peritos e administradores judiciais, eles possam orientar as empresas a cumprirem seus compromissos fiscais, tributários e trabalhistas, com os fornecedores, de forma negociada, onde o administrador será o representante do juiz para acompanhar o cumprimento das regras acordadas.

“Estamos buscando junto ao Poder Judiciário, através das Corregedorias e Presidências dos Tribunais, um respaldo para então formar um corpo de especialistas para atuarem em apoio ao judiciário capixaba”, explica.

De acordo com a Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração (CFA) Nº 593, de 17 de dezembro de 2020, as perícias poderão ser exercidas em âmbito judicial, extrajudicial e arbitral, pelo profissional que atuará como Perito Judicial, Perito Judicial Criminal, Perito Arbitral e Perito Judicial Assistente Técnico, Administrador Judicial, Gestor Judicial e Gestor Judicial Liquidante, este último em intervenção judicial de instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e outras que sejam decorrentes ou conexas a: Administração Geral; Administração Financeira;  Administração Patrimonial; Administração de Material; Administração Mercadológica / Marketing; Administração de Produção; Organização, Sistemas, Métodos e Processos; Informática (análise de sistemas); Administração de Comércio Exterior; Administração Hospitalar;  Relações Industriais;  Administração de Consórcio; Administração de Cooperativas; Administração de Condomínios; Administração de Imóveis; Administração de Processamento de Dados; Administração Rural; Administração Hoteleira;  Administração de Recursos Humanos;  Administração Tributária; Factoring; Turismo; Cálculos judiciais e de liquidação de sentenças nas áreas cível e trabalhista; Perícia investigativa em crimes no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Assim, com esse possível leque de especializações, as empresas que buscarem ajuda da Câmara Temática de Perícia e Administração Judicial terão toda a orientação necessária.

Segundo a Gerente de Fiscalização do CRA-ES, Adm. Janaina Bretas, “em breve colocaremos no ar o Cadastro Nacional do Administrador Judicial, Gestor Judicial, Gestor Judicial Liquidante e Perito Judicial – CNAJAP do Sistema CFA/CRA’s”, afirma.



Saiba mais:

As Câmaras Temáticas são constituídas por profissionais voluntários especialistas em diversas áreas, e tem como objetivo gerar e compartilhar conhecimentos relativos às áreas de atuação dos profissionais da administração, servindo como um ambiente para fomento e discussões sobre temas e tendências. Além disso, é possível ter acesso a conteúdos discutidos, gerados e disponibilizados por grupos de estudos, aqui organizados e acessíveis em forma de artigos, livros, pesquisas, palestras e outros.