Você está visualizando atualmente Perguntas inadequadas são problemas para a empresa

Perguntas inadequadas são problemas para a empresa

Evento do CRA-ES mostrou como líderes e liderados podem se comunicar na busca do desenvolvimento

 Cabe ao líder estabelecer uma comunicação saudável e eficaz com seus liderados, segundo o mentor de carreira e coach associado a International

Coaching Federation (UCF) José Augusto dos Santos Servino. Ele foi o palestrante convidado pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) para ministrar, na noite desta quinta-feira (25/2), o tema “Perguntas Poderosas: a arte de gerar resultados diferenciados”.

 De acordo com ele, é fundamental que o líder faça perguntas aos seus liderados. “É uma atitude que demonstra interesse nas questões do outro. Assim é possível estabelecer um momento de comunicação especial. Contudo, há perguntas que fazemos e podemos ser fechadas ou abertas.”, explicou o palestrante.

 As perguntas fechadas, na compreensão de Servino, precisam ser vistas com cautela. São questionamentos que podem induzir respostas defensivas. Estas, não nos levam a um debate ou uma comunicação mais proveitosa. “Além disso, podem levar o outro a compreender que estamos fazendo algum tipo de julgamento, gerando um processo de completa desconfiança”, esclareceu.

 A recomendação dele, portanto, é que os líderes façam perguntas abertas para sua equipe. O motivo? São questionamentos que promovem a reflexão, o pensamento. Para ele, a medida que o outro reflete ele é desenvolvido enquanto pessoa. Tal atitude não demanda formalidade. “O momento do cafezinho pode ser uma boa oportunidade”, pontuou.

 As perguntas abertas, segundo José Augusto dos Santos Servino, levam os líderes a capturar as informações importantes. Sem elas, a possibilidade do liderado se manter em silêncio é grande. Por isso, ele recomenda “conversar com os talentos para capturar as ansiedades e aspirações com foco na retenção”, disse.

 

Sobre o evento

O webinar “Perguntas Poderosas: a arte de gerar resultados diferenciados” foi promovido em parceria com o International Coaching Federation (UCF), representado na ocasião pela coach Gillian Folador. 

O presidente do CRA-ES, o Adm. Maurílio José Inês também esteve presente no evento e abriu o encontro dando as boas-vindas a todos os presentes, agradecendo a oportunidade concedida ao palestrante em compartilhar suas ricas experiências.