Você está visualizando atualmente Os setores que mais contratam para primeiro emprego

Os setores que mais contratam para primeiro emprego

Diretores do CRA-ES são entrevistados sobre o tema

O comércio e o setor de serviços são os que mais aceitam candidatos sem experiência na carteira de trabalho, segundo levantamento de especialistas. São os supermercados, lojas, telemarketing e outros negócios com perfil semelhante que abrem as portas para quem nunca trabalhou.

O motivo, segundo a administradora e especialista em Gestão de Pessoas Marília Tavares, é que as atividades desenvolvidas nesses setores muitas vezes não demandam especialização. “Por isso, são os setores que mais absorvem quem não tem experiência”, pontuou.

Além disso, ela acrescentou, que sendo menor a qualificação exigida para a vaga, mais fácil é para as empresas treinarem e capacitarem os candidatos que nunca trabalharam na função, por exemplo. “A empresa consegue ensinar esse novato na atividade e cultura organizacional com mais facilidade. Sendo esse outro motivo para conceder a primeira oportunidade de emprego”, explicou a administradora, também conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

E o que destacar no currículo para conseguir o primeiro emprego nos setores destacados? “Vagas com esse perfil, em geral, têm a necessidade de contratação imediata. Então seja sincero, coloque os cursos e as atividades voluntárias que realizou além, claro, dos dados pessoais atualizados”, informou o administrador especializado em Gestão Estratégica de Pessoas, consultor em Gestão de Pequenos Negócios e diretor do CRA-ES, Robson Brandão Neves.

Segundo ele, é importante verificar sempre a caixa de e-mail. “O contato da empresa pode ser através dele e não por telefone. Vale lembrar: não coloque telefone de terceiros, mas os pessoais”, instruiu o especialista que também é conselheiro do CRA-ES.