Você está visualizando atualmente IGM/CFA: Melhoria para a gestão municipal

IGM/CFA: Melhoria para a gestão municipal

 CRA-ES realiza evento online para apresentação e capacitação do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA)  

A gestão municipal é um assunto que interessa a toda a população, desde um grande empresário a um cidadão comum, afinal quando o município  conta com políticas públicas que tendem ao crescimento, aliado ao bem estar da população, todos saem ganhando.

Em busca de dados que auxiliem os gestores de todo o país, o Conselho Federal de Administração (CFA) criou o Índice de Governança Municipal (IGM/CFA). Para apresentar esta ferramenta, o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) – por meio da Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública, – promoverá uma capacitação online no dia 7 de julho, de 14h às 16 horas, através da plataforma Google Meet. 

“O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho”, explica o presidente do CRA-ES, o administrador Maurílio José Inês. 

Segundo ele, o índice reúne dados extraídos de bases públicas como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). 

Para o coordenador da Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública do CRA-ES, o conselheiro federal Manoel Carlos Rocha Lima, esta ferramenta permite acompanhar como os municípios usam seus recursos públicos por meio de uma boa gestão para a geração de valor público para seus cidadãos. “Essa capacitação, promovida pelo CRA-ES, tem como objetivo preparar agentes municipais para uso efetivo do IGM.”

Os facilitadores desta apresentação serão os integrantes da Câmara de Gestão Pública do CFA, os Administradores Fábio Mendes Macêdo, Cássio de Mattos Dias e o Tecnólogo Marcelo Gomes. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de julho, pelo site do conselho  www.craes.org.br/. A apresentação é voltada para gestores municipais, setor privado, pesquisadores e interessados pelo tema. Outras informações envie um e-mail para eventos@craes.org.br  ou pelo whatsapp (27) 99919-1317.