Você está visualizando atualmente IGM/CFA é sucesso em evento online promovido pelo CRA-ES

IGM/CFA é sucesso em evento online promovido pelo CRA-ES

Capacitação ocorreu no dia 7 de julho e atraiu cerca de 90 participantes

A capacitação online que aconteceu na última quarta-feira, dia 7, através da plataforma Google Meet, para apresentação do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) – uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para melhoria da gestão pública – foi um sucesso, e reuniu cerca de 90 pessoas, em duas horas de duração. 

O evento contou com a abertura do Coordenador da Câmara de Inovação na Gestão Pública, o Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, além do Conselheiro e diretor Administrativo e Financeiro, Adm. Robson Brandão Neves e do Coordenador do IAES, Adm. Flávio Celso Santos Rosa. Estiveram presentes também os Representantes Institucionais do CRA-ES e os facilitadores da capacitação foram: Adm. Fábio Mendes Macêdo (Diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA); Adm. Cássio de Mattos Dias e o Tecnólogo Marcelo Gomes.

Para o coordenador da Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública do CRA-ES, o conselheiro federal Manoel Carlos Rocha Lima, o evento foi muito importante para divulgar o Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) para um público diverso, especialmente, para gestores e estudantes. “Uma excelente oportunidade de capacitação para os profissionais do estado envolvidos com a administração municipal, para o uso efetivo da ferramenta em suas práticas de planejamento, desenvolvimento e avaliação de sua gestão”, explica o conselheiro.

Para o Diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, o Adm. Fábio Mendes Macêdo – um dos facilitadores – é fundamental discutir o melhoramento da gestão pública para que isso gere efetividade e resultado para nossa sociedade. “Lançamos no ano de 2020 um diagnóstico por estado e consolidamos um diagnóstico Brasil. Precisamos começar a dar um norte do melhoramento da gestão pública em nível do país e  tratar um plano estratégico de nação”, disse.

Já para o outro facilitador, o Adm. Cássio de Mattos Dias, o intuito é abranger a maior quantidade de municípios possíveis para que todos consigam ter acesso à ferramenta. “Quando não se tem tempo para atuar na gestão, consequentemente não há processos bem definidos e isso gera mais problemas a serem resolvidos para o seu negócio. Portanto, é preciso  começar a ter gestão, planejamento e capacitar a equipe técnica para que auxilie nesta mudança”, pontua. 

Por fim, o facilitador, Tecnólogo Marcelo Gomes, explicou que pelo site do Conselho é possível ter uma breve explicação sobre os grupos do IGM. “Conseguimos organizar os dados importantes de estações municipais do que de fato cada região está entregando para a sociedade. Podemos ter acesso aos dados de cada Estado de uma forma mais fácil de ler, entender e nortear como o município está de uma forma que podemos planejar aonde cada município deseja estar”, afirma.

Entre o público que participou gratuitamente da capacitação estavam secretários municipais de Administração do Estado, representantes do Fórum Estadual de Secretarias de Administração do Espírito Santo (Fesmad), profissionais de administração, servidores públicos, professores universitários e estudantes.