Você está visualizando atualmente Gestão Pública: CRA-ES recebe treinamento do IGM-CFA

Gestão Pública: CRA-ES recebe treinamento do IGM-CFA

No último dia 26 de outubro, a Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA) treinou profissionais do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) para o uso do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). O treinamento remoto contou com a participação do diretor, do coordenador e do colaborador da CGP, Fábio Macêdo, Cássio de Mattos e Marcelo Gomes, respectivamente, além do conselheiro suplente do CRA-ES, Manoel Carlos.

Já no início do encontro, Manoel, que é membro da Câmara de Inovação e Gestão do CRA-ES, deu boas vindas e passou a palavra para o diretor da CGP. Fábio falou sobre a parte conceitual da ferramenta e deu detalhes sobre as dimensões, quantidade de indicadores e fez comparação com outros índices. A apresentação sobre o uso prático do índice foi feita por Cássio que, na oportunidade, detalhou cada um dos indicadores que fazem parte do estudo.

Em sequência, foram esclarecidas dúvidas e eles debateram vários assuntos, entre eles a dificuldade da inserção dos profissionais de Administração nas prefeituras. Ao final, Manoel Carlos encerrou o evento valorizando a importância da ferramenta IGM-CFA.

O IGM-CFA é um estudo feito pelo CFA, por meio da CGP, cuja proposta é auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional. 

Atualmente a versão 2.0 da ferramenta abrange 5.569 municípios, com separação por clusters para agrupar e tornar o diagnóstico dos dados mais real. Houve, ainda, o acréscimo dos indicadores Saneamento e Meio Ambiente e das variáveis Taxa de Cobertura de Creche; IDEB 9º ano; Mortes no Trânsito e Tratamento de Esgoto. A nova metodologia também leva em consideração os outliers ou pontos fora da curva que são aqueles dados que se diferem de forma acentuada em relação ao grupo.

FONTE: Ana Graciele Gonçalves | Assessoria de Comunicação CFA