Você está visualizando atualmente Fortaleza recebe o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Fortaleza recebe o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Fortaleza, a capital do Ceará, recebeu, nos dias 13 e 14 de abril, o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2023. O evento contou com a presença dos presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, bem como da diretoria executiva da autarquia e convidados. Durante o encontro, os representantes da profissão discutiram diversos assuntos relevantes para os regionais, profissionais de Administração, eventos e outras questões destacadas na pauta.

No início do encontro, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, expressou a sua gratidão pela presença de todos. Ele destacou, ainda, as conquistas históricas do estado do Ceará, como a abolição da escravatura e o papel fundamental do pescador Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar.

“É uma satisfação enorme realizar o Fórum na data de aniversário de Fortaleza, que completa 297 anos como a ‘Terra da Luz’. Somos gratos pela presença de todos. Estamos trabalhando em prol da nossa profissão, decidindo assuntos que vão impactar na inserção dos nossos profissionais no mercado de trabalho”, disse Leonardo.

O presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino, falou da emoção em sediar o Fórum no dia do aniversário da capital cearense.

“Fortaleza foi a Capital da Administração nesses dois dias. Eu me sinto muito realizado, pois essa é a segunda vez que assumo a presidência da casa. A primeira vez foi há trinta anos. E agora eu estou de volta e tendo a oportunidade de ser o anfitrião desse importante evento do Sistema CFA/CRAs”, afirmou.

Uma das iniciativas apresentadas no Fórum foi o projeto “Compartilha Capacita”. A ideia da iniciativa foi apresentada na gestão anterior pelo conselheiro federal, Adm. Hércules Falcão, que faleceu em fevereiro deste ano.

Segundo o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, a proposta visa pegar as boas ideias e experiências do Sistema CFA/CRAs e capacitar os CRAs. O CRA-SP teve uma sugestão semelhante.

“Nós pegamos essas duas propostas e trouxemos para o Fórum. Essa foi a primeira vez que realizamos o ‘Compartilha Capacita”, oportunidade que deu aos CRAs a chance de partilhar as suas experiências exitosas”, comentou Gilmar.

Os CRAs tiveram uma hora para compartilhar ideias na área de fiscalização de pessoas jurídicas. O CRA-CE e o CRA-ES são os regionais com os melhores resultados nessa área. “Nada mais justo que reconhecer quem teve a primeira ideia e esse momento passa a se chamar ‘Momento Hércules Falcão’. A gente espera compartilhar, nos próximos encontros, outros assuntos e, assim, melhorar os nossos resultados na área da fiscalização”, adiantou o vice-presidente do CFA.

Assuntos em pauta

Em dois dias de Fórum, os presidentes se debruçaram numa extensa pauta, que contemplou vários assuntos de interesse do Sistema CFA/CRAs. Leonardo ratificou o compromisso da sua gestão, ressaltou que as lutas devem ser embasadas na gestão e da importância do Sistema CFA/CRAs estar irmanando para lutar pelas prerrogativas dos profissionais de Administração.

O foco da primeira parte da reunião foi as frentes de trabalho. Gilmar destacou o importante papel das comissões especiais do CFA. Atualmente, a autarquia tem 15 grupos de trabalho trabalhando para atender as demandas da profissão nas mais diversas áreas. Além de questões operacionais muito importantes para o Sistema CFA/CRAs como como preparar as equipes de compras do Sistema CFA/CRAs.

Durante o Fórum aconteceu uma apresentação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos. O assunto foi abordado pelo Adm. Daniel da Silva Almeida que, recentemente, deu um curso sobre o mesmo tema.

Outro tema bastante debatido no encontro dos presidentes foi a relação da tecnologia, com o registro e a transparência. Na oportunidade, eles discorreram sobre os requisitos exigidos pelo Tribunal de Contas das União (TCU) para os órgãos públicos e o tratamento de dados dos profissionais que se relacionam desde como o profissional se registra (onboarding) até o monitoramento de diplomas falsos.

Além disso, o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs discutiu sobre o sistemas e a proposta do Onboarding Digital de modo a facilitar e modernizar o modo como são feitos os registros atualmente. Além de projetos para modernizar o processo de atualização cadastral e banco de dados dos registrados de todo sistema com parcerias e frentes de ação.

O Fórum também abriu espaços para pautas informativas. Na ocasião, os presidentes e conselheiros deram informações sobre o andamento de projetos importantes para o Sistema CFA/CRAs como oportunidade de REFIS 2023 e proposta de recebíveis, a Pesquisa Nacional Perfil dos Profissionais de Administração, treinamentos na área da Fiscalização, eventos como ERPAs e E o Encontro Brasileiro de Administração, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 5 e 6 de outubro de 2023.

O próximo Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs está previsto para acontecer em Vitória-ES, nos dias 21 e 22 de junho de 2023.


Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA