Você está visualizando atualmente Curso de Administração da UFES completa 50 anos

Curso de Administração da UFES completa 50 anos

No mês dos profissionais de Administração, o curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) completa 50 anos da conclusão e formatura da primeira turma. Os primeiros alunos ingressaram na instituição de ensino em junho de 1969 e a formatura ocorreu em julho de 1973.

O curso de graduação em Administração, turno matutino, foi criado pela Portaria nº 25, de 18 de setembro de 1967. O reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação veio logo em seguida, por meio do Decreto n° 75.708, de 09 de maio de 1976.

O curso desempenhou um papel crucial na formação de gestores públicos que atuam em âmbitos municipal, estadual e federal. Sua formação abrange a capacidade de exercer funções com uma consciência crítica em relação aos contextos organizacionais e sociais em que os administradores estão inseridos, seja na gestão pública, no terceiro setor ou na gestão empresarial. Como um curso oferecido em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, sua contribuição para a sociedade é inegável.

Atualmente, o curso de bacharelado em Administração matutino da UFES oferece 96 vagas por ano. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ministério da Educação (ENADE/MEC), o curso obteve nota 3.

A graduação é ofertada na modalidade presencial. Essa formação dura, no máximo, 12 semestres e o aluno que conclui o curso recebe o título de bacharel em Administração.

Formando Profissionais

Ao longo desses 50 anos de história o curso ajudou a formar muitos profissionais e transformou a Administração no estado. O superintendente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Adm. Pedro Prêmoli, se formou logo nas primeiras turmas. 

“Me sinto um abençoado, por ter feito parte da história do curso de Administração da UFES, recebendo os primeiros mestres e doutores vindos de universidades americanas e europeias. Administração foi todo o alicerce de minha vida, foi a alavancagem de vida intelectual, financeira e de realizações pessoal e profissional”.

Várias gerações de profissionais do estado e do Brasil foram formados pelo curso e ajudam a contribuir para o desenvolvimento da profissão. Uma delas é a Adm. Marcela Haase, Coordenadora do CRA-ES Educacional. Ela destaca que o curso de Administração da Ufes  abriu todas as portas para chegar ao momento profissional que vivo hoje.

“Fazer partes dos 50 anos do curso vai muito além do impacto na minha vida profissional. Foi nesse período que desenvolvi competências socioemocionais, trabalhei o autoconhecimento, fui desafiada a entregar o meu melhor e identifiquei áreas de maior afinidade. Também me casei e engravidei durante o curso. Ainda hoje tenho contato com os professores da época, que hoje são parceiros dos eventos que organizo no CRA-ES. Enfim, foram muitas emoções e aprendizados. É realmente uma alegria imensa deixar um pouco da minha marca nesses 50 anos da Administração da Ufes”.

Já o João Pedro Ribeiro está começando a trilhar essa história. Ele está no início do curso, mas já conseguiu um estágio no CRA-ES. 

“Me sinto muito honrado em contribuir e ajudar a preservar todos esses anos de um enorme legado que o curso de administração carrega se tornando mais forte na Ufes. Eu espero que ajude a me capacitar como um Administrador seguindo as leis e formando ética e que após a formação em Administração, eu como profissional, possa ter um leque de possibilidades em empresas nas quais serei capaz de trabalhar”.

Sobre a UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber.

Fundada em 5 de maio de 1954, a Ufes possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruípe, Vitória; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 13,8 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 302,5 mil metros quadrados de área construída.

A Ufes oferece 103 cursos de graduação presencial, com a oferta de cerca de 5.004 vagas anuais. Na pós-graduação possui 62 cursos de mestrado acadêmico e profissional, e 32 de doutorado. Possui um quadro com cerca de 1.800 professores efetivos e 2 mil técnicos-administrativos. Na graduação presencial são 20 mil estudantes matriculados, aproximadamente, e 3.500 na pós-graduação. Sua sede administrativa central está localizada no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória.

Assessoria de Comunicação CFA