Você está visualizando atualmente CFA |  Lançamento da série sobre Economia Criativa

CFA | Lançamento da série sobre Economia Criativa

Foi lançada hoje, 13, a nova série do CFAPlay sobre economia criativa. Para falar do assunto, a jornalista Elisa Ventura e a equipe de TV do Conselho Federal de Administração (CFA) foram para Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, considerada o Vale da Eletrônica brasileiro.

Vale da Eletrônica: tecnologia e gestão mudam a vida de cidade mineira

Na cidade, ela conversou com empresários e profissionais que ganham a vida no polo tecnológico do pacato município mineiro. O local é destaque nacional em produção de inovação para a área de radiodifusão, telecomunicações, segurança, eletromedicina, automação industrial, desenvolvimento de hardwares, entre outros. No total, são 16 segmentos desenvolvidos no Vale da Eletrônica.

Para se ter ideia da importância da produção tecnológica da cidade, é de Santa Rita do Sapucaí que saíram os projetos e produção da urna eleitoral eletrônica e da tornozeleira eletrônica. Todo esse conhecimento começou quando Luzia Rennó Moreira, conhecida como Sinhá Moreira, pensou em capacitar mão de obra especializada a fim de suprir as demandas eletrônicas do país. Ela criou, então, a Escola Técnica em Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE).

Mas a cidade conta, também, com importantes instituições de ensino superior como a FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação que foi a primeira a oferecer o curso de Administração no município mineiro. A formação nessa área foi essencial para levar gestão profissional aos negócios criativos que são desenvolvidos no município.

A série é dividida em dois episódios. Além de apresentar a história do parque tecnológico mineiro, ela mostra como a formação foi essencial para fomentar o inovação e empreendedorismo na cidade. Um dos cases mostrados é o do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), centro de excelência em ensino e pesquisa que tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos.

FONTE: Ana Graciele Gonçalves | Assessoria de Comunicação CFA

A série “Economia Criativa” está disponível em nosso canal do youtube e no IGTV!