Você está visualizando atualmente CFA: Decisão do CREA/RJ é favorável para profissionais de Administração

CFA: Decisão do CREA/RJ é favorável para profissionais de Administração

Ao longo dos anos diversas resoluções normativas do Conselho Federal de Administração (CFA) têm garantido a atuação dos profissionais do setor em diversas áreas. Uma delas é na parte ambiental.

Com o passar do tempo, vitórias têm ocorrido para ratificar o direito de trabalho nesses setores. No final do ano passado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ) retirou uma restrição de atuação e a multa aplicada contra uma empresa de gestão ambiental, que contava com os serviços de administradores.

A autuação ocorreu em 2013. O CREA/RJ alegou na época que a atividade era exclusiva de engenheiros ambientais, tirando da empresa os profissionais que eram de administração. Depois de um longo trabalho junto ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) a decisão foi revertida.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, destacou que essa é uma área muito promissora e deve gerar um bom mercado de trabalho no futuro. “A administração é uma ciência e uma profissão que tem um ecletismo inusitado que diferencia a profissão. Isso permite que profissionais da administração consigam navegar em muitos campos conexos. A área ambiental é um desses campos e precisa da administração para ser mais efetiva e obviamente ter uma melhor concretude na entrega de resultados. A tendência é crescer intensamente até em função de debates geopolíticos sobre o tema”.

O administrador e especialista em gestão ambiental, Paulo Pizão, foi um dos principais idealizadores para a conquista desses resultados e espera que esse seja só o começo. “É uma luta de muito tempo, é uma luta da qual me orgulho como administrador e acho que a classe deve se orgulhar. O campo é fértil para o administrador, indiscutivelmente, e mais do que isso o sistema nacional de gestão pública ambiental merece uma reformulação completa”.

FONTE: Rodrigo Miranda, Assessoria de Comunicação CFA