Você está visualizando atualmente Campanha do CRA-ES vai fiscalizar Responsável Técnico

Campanha do CRA-ES vai fiscalizar Responsável Técnico

Ação quer conscientizar sobre a necessidade de uma atuação ética 

Garantir a qualidade do produto final ou serviço é a função essencial do Responsável Técnico (RT). É imprescindível a esse profissional, portanto, uma boa conduta ética e técnica. O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) entende essa relevância. Por isso, lança uma campanha para conscientizar e fiscalizar o RT sobre a importância de uma atuação ética.

A campanha é denominada de RT Legal. A ação está ancorada no Artigo 3º, Inciso III, do novo Código de Ética dos profissionais da Administração. Nessa parte o documento esclarece sobre as infrações e diz que entre elas está o ato de “assinar documentos elaborados por terceiros sem a sua orientação ou supervisão”. 

De acordo com o fiscal do CRA-ES, o Adm. Fabrício Mazoco  essa atitude é grave. “O RT é responsável pelos documentos de terceiros assinados sob sua supervisão. Sendo uma profissão regulamentada, cabe ao conselho fiscalizar para mitigar os prejuízos das imperícias técnicas e antiéticas”, explicou ele.

Ou seja, a campanha RT Legal pretende conscientizar e fiscalizar aqueles profissionais da administração que optam por “só assinar” papéis e não desenvolvem ou aplicam, de fato, um trabalho técnico. 

É dever do CRA-ES prestar orientações e propor as ações cabíveis junto aos Responsáveis Técnicos para que eles possam ter uma atuação cada vez mais condizente com o Código de Ética da profissão”, acrescentou o Diretor da Unidade de Fiscalização do Conselho, Adm. Robson Brandão Neves.

A campanha RT Legal vai circular nas redes sociais, site e newsletter do CRA-ES a partir de julho. Os profissionais da administração que desejarem obter mais informações, sobre a conduta ética e técnica, ou mesmo a campanha podem solicitar pelo WhatsApp 99846-9523, ou enviar um e-mail para fiscalização@craes.org.br ou pelo chat em nosso site www.craes.org.br.