Você está visualizando atualmente ‘Diagnóstico Brasil’ está disponível no site do CFA

‘Diagnóstico Brasil’ está disponível no site do CFA

Publicação traz dados do IGM-CFA, coletados ao longo de 2021, e mostra resultados da gestão pública em cada estado brasileiro

O ano de 2022 mal começou e candidatos e partidos já se mobilizam para mais uma eleição presidencial. É tempo de avaliação de currículos daqueles que pleiteiam cargos públicos, por meio do voto, e também de realizações feitas por aqueles que trabalharam por seus estados e pelo país.

Por outro lado, é tempo, também, de aqueles oportunistas — que só aparecem de quatro em quatro anos — saírem de suas tocas para ludibriar os eleitores com falsas promessas de realizações. De olho nesse cenário, o Sistema CFA/CRAs criou o Diagnóstico Brasil, uma publicação que traz o resumo das principais informações apresentadas no IGM-CFA — ferramenta que analisa as gestões municipais do país.

Como uma das mais completas ferramentas de gestão pública do Brasil, o IGM-CFA cataloga informações de mais de cinco mil municípios brasileiros. Por meio de dados oficiais divulgados pelas próprias prefeituras, em atendimento à lei de transparência, ele analisa indicadores oriundos de três grandes dimensões: finanças, gestão e desempenho.

Com base nos resultados das dimensões, é possível avaliar e ranquear a eficiência das gestões dos municípios, ao comparar realidades entre cidades com características semelhantes e até mesmo entre aquelas com realidades distintas. Os dados apresentados nas três dimensões têm em sua base informações oriundas de áreas como saúde, educação, saneamento, segurança pública e meio ambiente; bem como de diferentes aspectos da gestão, tais como fiscal, transparência, recursos humanos e planejamento.

De acordo com o diretor de gestão pública do CFA, Fábio Macedo, o ‘Diagnóstico Brasil‘ representa um importante recurso enquanto maneira de trabalhar estratégias de gestão, de planejamento, em geral, e de consequências futuras. “Ele tem um foco muito importante nas eleições, pois aqueles gestores que visam fazer um trabalho técnico, eficiente e de resultados podem fazer uso dessa ferramenta para traçar metas de desenvolvimento para seus estados”, esclarece. 

As informações apresentadas no relatório servem de insumo para gestores públicos, cidadãos, setor privado e pesquisadores. Além de contribuir com a transparência, ao reunir os dados de milhares de dados públicos, em uma única ferramenta, a intenção do Sistema CFA/CRAs é contribuir com a administração pública nacional e melhorar o nível dos planejamentos e promover a boa gestão e fomentar o desenvolvimento do país.

“O diagnóstico Brasil retrata a realidade do nosso país e pode mostrar desde os impactos econômicos que a pandemia de Coronavírus vêm gerando em todas as cidades, até os índices de endividamento, as compras realizadas e a vulnerabilidade social. Na saúde brasileira, pudemos constatar, por exemplo, de que para cada R$ 1 investido em saneamento básico, se economiza R$ 4 na Saúde”, revela. 

Caso queira saber mais, o Sistema CFA/CRAs o convida a conhecer o site do IGM-CFA, um espaço onde é possível ver a aplicação prática da Ciência da Administração.

 

FONTE: Leon Santos, Assessoria de Comunicação CFA