Você está visualizando atualmente Administração está entre os cursos mais procurados no Brasil

Administração está entre os cursos mais procurados no Brasil

O Mapa de Ensino Superior no Brasil divulgado em 2022 pelo Instituto Semesp coloca Direito, Psicologia, Administração e Pedagogia entre os cursos mais procurados pelos vestibulandos. Do total de quase 4 milhões de matrículas feitas no período de 2019 a 2020, em torno de 44%, foram de alunos dessas áreas, tanto de instituições públicas quanto privadas.

O curso de Administração, por exemplo, tem atraído jovens com interesses diversos, inclusive aqueles com perfil mais empreendedor. É o que ressalta o  mestre e doutor em Administração, Mauro de Oliveira, que é um dos diretores do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).  

“O curso de Administração tem uma formação muito importante e estratégica porque ele capacita o jovem a entender desde marketing, recursos humanos, gestão financeira, logística, processos e inclusive gestão de pessoas que é o grande desafio do século 21. Logo quem busca o caminho do empreendedorismo vai ter um diferencial muito maior se fizer um curso de Administração.”, explica.

Mauro, que é mestre e doutor em Administração, detalha um pouco sobre o aprendizado oferecido por esse tipo de formação.

“Vai aprender o essencial, o que faz um País crescer, vai aprender gestão de negócios, gestão estratégica, vai aprender muito mais sobre alianças estratégicas. Hoje as maiores empresas são potenciais e crescem cada vez mais se tiverem um bom planejamento e uma boa gestão à sua frente. Então um bom gestor é sim um bom administrador. Nós escutamos muito isso.

No período analisado no Mapa de Ensino Superior 2022,  com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 319 mil estudantes se matricularam em faculdades de Administração.

FONTE;  Denise Coelho | Rádio ADM