Você está visualizando atualmente A Importância de um Bom Currículo: O Passo Inicial para o Sucesso Profissional

A Importância de um Bom Currículo: O Passo Inicial para o Sucesso Profissional

O papel do Currículo na Jornada profissional 

Num ambiente profissional desafiador, um currículo bem elaborado se destaca como um diferencial para oportunidades. Além de sua formalidade, ele desempenha o papel de primeira impressão do candidato perante possíveis empregadores ou oportunidades acadêmicas.

Para o Administrador Kleber Pereira Alves, Coordenador da Câmara Temática de Recursos Humanos do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), um currículo estruturado evidencia os pontos fortes e o comprometimento do candidato. Ele destacou: “Um currículo bem elaborado é como o cartão de visitas do profissional. Ele realça habilidades, experiências e mostra empenho na busca por oportunidades, sendo essencial para causar uma boa impressão inicial”.

Um currículo deve estar atualizado e ser de fácil leitura, sem erros gramaticais, destacando habilidades e experiências para torná-lo mais atrativo e assertivo, uma vez que deve gerar uma impressão imediata entre o candidato e o recrutador.  “Manter o currículo ajustado aos padrões do mercado de trabalho reflete tendências e demandas atuais, demonstrando proatividade e constante atualização com as tendências do mercado”, apontou o especialista.

Ao construir o currículo, o candidato precisa equilibrar habilidades técnicas (Hard Skills) e interpessoais (Soft Skills). Recrutadores valorizam não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades como comunicação eficaz e trabalho em equipe. O desafio é destacar ambas de maneira fluida e atrativa, fortalecendo potenciais e, consequentemente, a posição no processo de seleção. “Incluir informações relevantes sem estender demasiadamente o currículo envolve priorizar experiências recentes e mais pertinentes”, concluiu.