No calendário oficial da Administração, uma data especial foi instituída para reconhecer e enaltecer a força feminina que contribui diariamente para o crescimento da profissão: o Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração, celebrado no dia 23 de agosto.
A data foi criada em 2024 e a escolha o dia faz referência a um marco histórico: em 23 de agosto de 1968, a gaúcha Juliana Leal, registrada no CRA-RS, tornou-se a primeira administradora oficialmente inscrita no país. O ato simbolizou a abertura de caminhos para milhares de mulheres que, desde então, vêm contribuindo para o fortalecimento da Administração em diferentes áreas e setores.
O projeto da criação da data foi uma iniciativa da Ouvidora do Conselho Federal de Administração (CFA) e conselheira federal por Pernambuco, Admª. Adriana Rodrigues. Atualmente o Brasil conta com mais de 157 mil mulheres administradoras. Para ela, a data vai além da celebração.
“É um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, mas também de valorização das inúmeras conquistas já alcançadas. Queremos fortalecer a representatividade feminina na Administração e abrir caminho para novas gerações”, destacou Adriana Rodrigues.
O Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração surge em um cenário em que cada vez mais mulheres se destacam em cargos de liderança, gestão pública, consultorias, empreendedorismo e docência. Essa presença crescente mostra o impacto positivo da diversidade e da equidade de gênero no fortalecimento da Administração como ciência e profissão.
Segundo a coordenadora da Comissão Especial ADM Mulher do CFA, Admª Rita Maria Silveira da Silva, a data é da Comissão cuja missão é unir as profissionais de Administração de todo o país.
“Ao longo das últimas décadas, as mulheres têm ocupado posições estratégicas, liderado equipes, inovado na gestão e transformado realidades em diversos setores do país.”, destacou.
A cada ano, a Comissão Especial ADM Mulher cresce, de acordo com Rita, essa atuação se fortalece cada vez mais, mas ainda é preciso superar muitos desafios. “A ideia é continuar o trabalho sempre visando o desenvolvimento da mulher profissional de Administração. Isso não pode parar, tem que continuar e o Dia da Valorização da Mulher Profissional da Administração é mais uma conquista”, disse.
Para a Comissão Especial ADM Mulher, o Conselho Federal de Administração (CFA) e os Conselhos Regionais (CRAs), a data é também uma oportunidade de promover ações que incentivem a equidade, a qualificação e a ampliação de espaços de liderança para mulheres.
Ana Graciele Gonçalves | Assessoria de Comunicação CFA