Você está visualizando atualmente 5 Formas Financeiramente Inteligentes de Maximizar seu Décimo Terceiro Salário

5 Formas Financeiramente Inteligentes de Maximizar seu Décimo Terceiro Salário

O décimo terceiro salário é um bônus financeiro que muitos brasileiros recebem no final do ano, e é uma oportunidade valiosa para melhorar sua situação financeira. Em vez de gastar impulsivamente, considere estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo esse dinheiro extra. Aqui estão cinco formas financeiramente inteligentes de usar o seu décimo terceiro salário: 

  1. Quitando Dívidas de Alto Juro:

Se você tem dívidas com taxas de juro elevadas, como cartões de crédito ou empréstimos pessoais, uma das maneiras mais inteligentes de usar o décimo terceiro é quitar essas dívidas. Isso não apenas aliviará a pressão financeira, mas também economizará dinheiro a longo prazo, já que você não precisará pagar juros exorbitantes. Reduzir ou eliminar dívidas é um passo importante para alcançar estabilidade financeira. 

  1. Crie ou Reforce sua Reserva de Emergência:

Ter uma reserva de emergência é essencial para enfrentar situações inesperadas, como despesas médicas inesperadas ou perda de emprego. Use parte do seu décimo terceiro salário para criar ou reforçar essa reserva. Tente economizar pelo menos de três a seis meses de despesas básicas em uma conta de fácil acesso, e deixe aplicado em ativos financeiros de liquidez diária como Certificado de Depósito bancário (CDB). 

  1. Investir para o Futuro:

Se suas finanças estão em ordem e você já possui uma reserva de emergência sólida, considere investir seu décimo terceiro salário. Busque investimentos a longo prazo que podem ser de renda fixa, renda variável e títulos do tesouro nacional. Mas antes é necessário fazer um teste para conhecer seu perfil de investidor, que poderá ser feito no app do seu banco ou corretora de valores mobiliários. Lembre-se de diversificar seus investimentos para reduzir riscos e busque orientação profissional. 

  1. Realize Metas Financeiras:

Utilize o décimo terceiro para realizar metas financeiras específicas. Pode ser a compra de um carro, uma reforma em casa, a quitação de um empréstimo estudantil, ou até mesmo uma viagem dos sonhos. Ter metas financeiras concretas o ajudará a manter o foco e a disciplina ao gastar seu bônus. 

  1. Contribuições para a Aposentadoria:

Se você ainda não está contribuindo para sua aposentadoria, considere abrir uma previdência privada ou aumentar suas contribuições para o fundo de previdência que você já possui. Quanto mais cedo você começar a economizar para a aposentadoria, mais composto seu dinheiro se tornará ao longo do tempo. 

Lembre-se de que o décimo terceiro salário é um dinheiro extra e não parte de sua renda mensal. Ao utilizar esse bônus de forma inteligente, você pode melhorar significativamente sua situação financeira a longo prazo. Evite gastar impulsivamente e, em vez disso, faça escolhas que beneficiem suas finanças pessoais. 

Créditos: Adm.Érico Colodeti Filho | Coordenador da Câmara Temática

O coordenador da câmara além de Administrador, também é contador e possui extensa formação, incluindo pós-graduações em logística e educação financeira, assim como um mestrado em finanças e controladoria. É membro destacado da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN) e é amplamente reconhecido como apresentador do programa “Perrengue” na TV Vitória. Além disso, ele é professor de finanças no Centro Universitário FAESA. Para saber mais sobre ele e seu trabalho, visite  “Meu Patrimônio” em https://meupatrimonio.com/.

Saiba Mais sobre a Câmara: https://www.craes.org.br/camaras-tematicas/educacao-e-administracao-financeira/