Empresas de diversos setores no Brasil e no mundo estão redefinindo suas políticas de trabalho à medida que o modelo remoto se consolida como tendência irreversível. Impulsionado pela pandemia e agora sustentado por avanços tecnológicos e pela busca por mais qualidade de vida, o home office deixa de ser exceção e integra estratégias permanentes de gestão de pessoas, prometendo transformar definitivamente o modo como se trabalha nas próximas décadas.
Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizará, no dia 9 de junho, o 1º Encontro CFA sobre Trabalho Remoto na Gestão Pública: Aprendizagens, Desafios e Perspectivas Futuras. O evento híbrido acontecerá no plenário da autarquia e integra a programação do Jubileu de Diamante de regulamentação da Administração no país.
A proposta do Encontro é oferecer um espaço para analisar a evolução das modalidades de trabalho remoto na administração pública brasileira, especialmente no contexto pós-pandemia. Nesse contexto, os participantes poderão compartilhar experiências, falar das dificuldades e também dos benefícios dessa forma de trabalho, entre outros.
“A ideia é fomentar uma reflexão sobre o assunto e discutir quais são as perspectivas e caminhos possíveis para a consolidação ou reconfiguração do trabalho remoto como modelo permanente ou híbrido na gestão pública”, destacou o diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes.
A programação do Encontro está intensa. A palestra magna do evento será conduzida pela professora do departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília, Gardênida da Silva Abbad. O tema da palestra é “A gestão de equipes remotas e mistas no serviço público: desafios e lições aprendidas”.
Em seguida, o público vai conferir três painéis e mais duas palestras com renomados especialistas no assunto. O 1º Encontro CFA sobre Trabalho Remoto na Gestão Pública: Aprendizagens, Desafios e Perspectivas Futuras é um evento gratuito. Para participar é preciso fazer a inscrição no link www.cfa.org.br/CFAremoto. Os participantes receberão cerificados.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA