Você está visualizando atualmente Técnicos em Administração: a base essencial para o progresso da organização

Técnicos em Administração: a base essencial para o progresso da organização

Você sabia que os cursos superiores na área da Administração são os mais procurados no Brasil? Conforme os dados do Censo da Educação Superior 2021 do MEC, quase 2 milhões de estudantes estão matriculados em cursos nesta área do conhecimento. 

Desafio ou oportunidade? Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), os bacharéis nas áreas da Administração estão divididos em três grupos: os Administradores, os Gestores, e os Gestores Públicos. 

Na área da administração, as possibilidades são infinitas! Mas, para ter sucesso, é preciso ter foco. Por isso, conheça todos os campos de atuação dessa ciência que tem inspirado tantos profissionais. 

O Administrador é aquele que fez o curso de bacharelado em Administração e está com o registro em dia no CRA. Este é um profissional versátil e indispensável em qualquer organização. Com habilidades estratégicas e capacidade de gerenciamento, ele é responsável por coordenar e otimizar os recursos disponíveis para alcançar os objetivos da empresa. 

Segundo o administrador Filipe Coelho, esta é uma profissão que requer competências sólidas em liderança, comunicação e tomada de decisão. “O Administrador deve ser capaz de motivar equipes, delegar tarefas e resolver conflitos eficientemente. Além disso, precisa ter uma visão ampla do negócio, identificando oportunidades e antecipando desafios”, avalia. 

Já o Gestor é o bacharel de curso superior conexo à Administração – atualmente são 21 cursos nessa área – com registro profissional de Gestor no Conselho Regional de Administração. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), este profissional é um líder estrategista que motiva as pessoas dentro da visão global da empresa e que ocupa uma posição de grande responsabilidade na organização. Compete a ele compete analisar, planejar, construir, conduzir e monitorar as tarefas realizadas pelas equipes de trabalho. 

Por fim, tem o Gestor Público. Eles são os bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração Pública, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, cujas Diretrizes Curriculares Nacionais fixadas pelo Conselho Nacional de Educação sejam voltadas aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registros e atribuições regulados por esta Resolução. 

Os profissionais dessa área atuam, principalmente, na elaboração e coordenação de políticas públicas. A Gestão Pública está ligada à iniciativa de avaliar como os recursos podem ser utilizados visando o bem-estar de toda a sociedade. Os conhecimentos são utilizados para gerir setores de instituições e órgãos públicos.

Administradores, Gestores e Gestores Públicos são profissionais de administração com visão estratégica e empatia. São pessoas que enfrentam desafios, encorajam inovação e transformam obstáculos em oportunidades. Dia 9 de setembro, dia dos profissionais de Administração!