Você está visualizando atualmente Palavra do Presidente: Oportunidades da Perícia Judicial para Profissionais da Administração

Palavra do Presidente: Oportunidades da Perícia Judicial para Profissionais da Administração

Ao longo do tempo, a Administração se ramifica cada vez mais, expandindo-se para além dos campos de atuação convencionais, como, por exemplo, as áreas de recursos humanos, marketing e logística. Na esfera jurídica, os profissionais de administração têm a oportunidade de atuar como peritos judiciais, embora essa possibilidade seja pouco divulgada, há uma demanda crescente por esses profissionais em tribunais em todo o país.

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) tem se dedicado ativamente a incluir a perícia judicial em suas iniciativas, conscientizando os profissionais sobre as oportunidades de carreira nesse campo. A criação da câmara temática “Câmara Temática de Perícia e Administração Judicial”, em setembro, evidencia esse esforço, proporcionando esclarecimentos, apresentando a área e capacitando administradores para atuarem em perícias judiciais nas esferas trabalhista, cível e na administração em recuperação judicial.

Além disso, o presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso Santos Rosa, demonstra comprometimento com a perícia ao participar ativamente da Comissão Especial de Perícia e Administração Judicial do Conselho Federal de Administração (CFA). Ele destaca a importância do profissional especializado na área para manter a integridade do sistema judiciário.

“No contexto da perícia judicial, o mercado de trabalho permanece em ascensão devido à expressiva demanda no sistema judiciário. A escassez de especialistas qualificados muitas vezes leva à nomeação de peritos sem a formação adequada na área específica.”

A função do perito judicial é essencial para assegurar uma avaliação imparcial e fundamentada, fornecendo informações técnicas e periciais aos envolvidos no caso. Sua atuação começa após a nomeação pelo juiz responsável, e ele emite pareceres específicos para esclarecer fatos e contribuir para uma conclusão precisa.

“Destaca-se a necessidade de mais profissionais de Administração qualificados para desempenhar esse papel, podendo atuar como peritos judiciais ou assistentes técnicos.” No Clube de Vantagens do CFA, é possível encontrar cursos de especialização em perícia judicial com desconto para profissionais registrados. Além disso, o CRA-ES mantém um cadastro utilizado pela justiça para designar peritos na área, reforçando a importância do cadastramento do profissional para ser localizado e designado.

Outras Informações:
https://admclubedevantagens.com.br/acadp_listings/cursos-de-pericia-judicial/