Os processos que trazem um filme de Hollywood para as telonas do Brasil tem muita Administração por trás. De acordo com um relatório da plataforma de pesquisa e análise de dados Gitnux, em 2022, 70% da receita global de bilheteria veio do público internacional, enquanto apenas 30% foi gerada pelo público norte-americano.
Essa porcentagem mostra a importância da distribuição dos longas-metragens ao redor do mundo. Para que isso aconteça, operações globais são feitas envolvendo análises de mercado, negociações, contratos, gestão de riscos, entre outros. A Administração está presente nas avaliações feitas para as decisões quanto à exportação dos filmes.
Decisões estratégicas
Fundamentos como o planejamento estratégico, gestão de negócios internacionais e análise de mercado moldam as escolhas sobre como e quando o filme será divulgado e distribuído. Por exemplo, a data de estreia precisa ser estratégica e leva em consideração os seguintes fatores: feriados; concorrência local; clima; comportamento do consumidor; e outros aspectos.
Estudos feitos pela Comscore, em 2024, indicam que filmes com estreias programadas para datas próximas a grandes feriados têm um desempenho de bilheteria até duas vezes maior em comparação ao mesmo período de 2023. Por isso, o Business Intelligence atua em conjunto com o planejamento comercial, coletando, analisando e convertendo dados para obter informações estratégicas que garantam o sucesso do lançamento.
Pré-estreia
Gestão logística, licenciamento, contratos internacionais, dublagem e legendagem são etapas que contam com a Administração de contratos para garantir o cumprimento de custos, prazos e padrões de qualidade. Neste caso, pode-se destacar o ‘Supply Chain Management’ (SCM), ou gestão da cadeia de abastecimento, um conjunto de processos de gerenciamento entre a cadeia produtiva e os consumidores finais, com o objetivo de agregar valor e gerar vantagens competitivas.
Outro segmento é a Gestão de Qualidade, na qual práticas e processos precisam garantir que a entrega de serviços e produtos esteja dentro do padrão de qualidade necessário. A Administração desse tipo de operação precisa ser adaptada para cada país; isso inclui o estudo de que tipo de ações atraem o público local.
Para essa adequação, o uso da Gestão de Marketing, da inteligência de mercado e das estratégias de posicionamento é fundamental. Aqui no Brasil, temos um público, hábitos, linguagem e canais únicos, e o marketing global entende que cada lugar exige uma comunicação específica.
O cinema é muito mais que arte e magia, é a união de talentos técnicos e administrativos que fazem o espetáculo acontecer. Na sétima arte, nas empresas, ou no mundo, a gestão coloca o espetáculo para rodar.
Ana Clara de Lima | Estagiária de jornalismo, sob supervisão de Sacha Bourdette.
Assessoria de Comunicação CFA