No momento, você está visualizando Nos bastidores das câmeras: a Administração por trás da sétima arte

Nos bastidores das câmeras: a Administração por trás da sétima arte

Os processos que trazem um filme de Hollywood para as telonas do Brasil tem muita Administração por trás. De acordo com um relatório da plataforma de pesquisa e análise de dados Gitnux, em 2022, 70% da receita global de bilheteria veio do público internacional, enquanto apenas 30% foi gerada pelo público norte-americano.

Essa porcentagem mostra a importância da distribuição dos longas-metragens ao redor do mundo. Para que isso aconteça, operações globais são feitas envolvendo análises de mercado, negociações, contratos, gestão de riscos, entre outros. A Administração está presente nas avaliações feitas para as decisões quanto à exportação dos filmes.

Decisões estratégicas

Fundamentos como o planejamento estratégico, gestão de negócios internacionais e análise de mercado moldam as escolhas sobre como e quando o filme será divulgado e distribuído. Por exemplo, a data de estreia precisa ser estratégica e leva em consideração os seguintes fatores: feriados; concorrência local; clima; comportamento do consumidor; e outros aspectos.

Estudos feitos pela Comscore, em 2024, indicam que filmes com estreias programadas para datas próximas a grandes feriados têm um desempenho de bilheteria até duas vezes maior em comparação ao mesmo período de 2023. Por isso, o Business Intelligence atua em conjunto com o planejamento comercial, coletando, analisando e convertendo dados para obter informações estratégicas que garantam o sucesso do lançamento.

Pré-estreia

Gestão logística, licenciamento, contratos internacionais, dublagem e legendagem são etapas que contam com a Administração de contratos para garantir o cumprimento de custos, prazos e padrões de qualidade. Neste caso, pode-se destacar o ‘Supply Chain Management’ (SCM), ou gestão da cadeia de abastecimento, um conjunto de processos de gerenciamento entre a cadeia produtiva e os consumidores finais, com o objetivo de agregar valor e gerar vantagens competitivas.

Outro segmento é a Gestão de Qualidade, na qual práticas e processos precisam garantir que a entrega de serviços e produtos esteja dentro do padrão de qualidade necessário. A Administração desse tipo de operação precisa ser adaptada para cada país; isso inclui o estudo de que tipo de ações atraem o público local.

Para essa adequação, o uso da Gestão de Marketing, da inteligência de mercado e das estratégias de posicionamento é fundamental. Aqui no Brasil, temos um público, hábitos, linguagem e canais únicos, e o marketing global entende que cada lugar exige uma comunicação específica.

O cinema é muito mais que arte e magia, é a união de talentos técnicos e administrativos que fazem o espetáculo acontecer. Na sétima arte, nas empresas, ou no mundo, a gestão coloca o espetáculo para rodar.

 

Ana Clara de Lima | Estagiária de jornalismo, sob supervisão de Sacha Bourdette.
Assessoria de Comunicação CFA