O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) concluiu, no último sábado (31), a edição 2025 da Masterclass de Formação de Consultores Online. A capacitação registrou 50 inscritos e reuniu profissionais de Administração registrados no CRA-ES e em regionais parceiros, com foco na preparação para atuação voluntária na Clínica de Negócios, programa que oferece consultoria gratuita a micro e pequenas empresas capixabas.
Com carga horária de 36 horas, o curso combinou aulas online síncronas e atividades práticas, abordando temas importantes para o exercício da consultoria em gestão, como metodologia da Clínica de Negócios, ferramentas de diagnóstico empresarial (Canvas, GUT, 5W2H), redesenho de processos e comportamento do consultor. Também foram utilizadas plataformas digitais como o Zoom e o software GRCK, ampliando a imersão em ferramentas colaborativas e de gestão.
O conteúdo foi conduzido pelo Adm. Glaucio Siqueira, profissional com mais de duas décadas de experiência em consultoria empresarial e diretor consultor do BNI Espírito Santo. Glaucio é também coordenador da Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES.
A partir desta edição, novos profissionais passam a integrar a rede de consultores da Clínica de Negócios, programa criado pelo CRA-ES em 2020 e que já apoiou dezenas de empreendedores na reorganização de seus negócios.