Você está visualizando atualmente Jornada Acadêmica CFA foi um sucesso de audiência

Jornada Acadêmica CFA foi um sucesso de audiência

A Jornada Acadêmica CFA de Administração chegou ao fim depois de dois dias de muita aprendizagem e conhecimento para os estudantes e profissionais de administração de todos os cantos do país. Ao longo do evento o público pode acompanhar 10 palestrantes, além de poder ouvir os convidados Adm. Leonardo Macedo, presidente do CFA, e o Adm. Mauro Leonidas, diretor da Câmara de Comunicação e Marketing. 

A Jornada foi um sucesso de audiência no CFAPlay. A transmissão alcançou cerca de 11 mil visualizações, mais de 35 mil impressões, cerca de 1500 likes, 600 novos inscritos no canal e uma média de 5.300 horas de exibição. 

O segundo dia da Jornada Acadêmica do CFA contou com cinco excelentes palestrantes que falaram aos estudantes que acompanharam o evento. A primeira palestra, logo no início da tarde, foi ministrada pelo diretor de formação profissional do CFA, o administrador Gelson Luiz Uecker. Ele abordou os caminhos da profissão. Gelson Luiz deu um recado animador sobre o mercado de trabalho para a administração. Vamos ouvir.

“Repito e assino embaixo para vocês, a administração é sim a profissão que representa a maior tendência de mercado. Você já parou para analisar em que mundo nós estamos? Nós estamos no Brasil, eu aqui no interior do Paraná, você aí em qualquer parte do Brasil. Então, nós estamos aqui e compramos em qualquer parte do mundo. Quando falamos que o mundo é globalizado, ele realmente é, em grande parte devido à interação humana, mas principalmente devido à interação das empresas. Isso advém de quê? De um bom trabalho de gestão. Portanto, veja só a dimensão da nossa profissão”.

Inovação e tecnologia também foram pautas no segundo dia. A reitora e professora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Elaine Cassiano, falou sobre inovação disruptiva. 

“A inovação disruptiva rompe alguns padrões que já estavam pré-estabelecidos e traz uma nova perspectiva, além de oferecer novas possibilidades para avançar em determinada ação, assunto, negócio, gestão ou processo, de uma forma que você nunca imaginou. Nós, como empresa e como indivíduos, precisamos estar atentos a essas mudanças, caso contrário, ficaremos obsoletos, assim como a empresa ou o produto, e não conseguiremos agregar valor e sair do mercado.”

Elaine Cassiano citou a chegada da NETFLIX como exemplo de inovação disruptiva, que acabou com o aluguel de filmes em locadoras, e do Nubank, totalmente digital. A terceira palestra do segundo dia da Jornada Acadêmica foi sobre soft skills e geração Z, ministrada pelo doutor em administração e professor da Universidade Federal Fluminense, Américo Ramos Filho. 

“Quando você domina alguma competência ou alguma ferramenta administrativa, ou alguma ferramenta na engenharia, na medicina, né? Alguma técnica? Isso é uma hard skill. Agora, já as soft skills são habilidades interpessoais, sociais, mas eu diria que são principalmente qualidades que estão vinculadas às suas individualidades. Essas habilidades, a experiência e os hábitos se fortalecem mutuamente”.

A penúltima palestra do evento ficou por conta da empresária na área de educação e professora de Administração para concursos, Giovanna Carranza, e o assunto não poderia ser outro: papo de concurseiro. Carranza destacou que o concurso público é um caminho possível para os administradores. 

“Estou aqui para te orientar que concurso pode ser sim uma opção. Na verdade, estamos vivendo o maior ano da história dos concursos públicos. Só para vocês terem noção, o INSS, que será um dos maiores concursos de 2024 tem 22 mil cargos vagos, assim como a Caixa Econômica. E se você é administrador ou está estudando administração, existem três cargos bons para vocês. Um deles é o cargo de assistente administrativo, que também é chamado de técnico administrativo. Se você já é formado, existem dois cargos que você pode se candidatar, o de analista administrativo e o de administrador”.

Quem finalizou a Jornada Acadêmica do CFA foi o CEO e fundador do Administradores.com, Leandro Vieira. Entre as dicas dele para se tornar um bom administrador do futuro estão o foco na graduação, determinação e evitar dar atenção a pessoas frustradas.

“Nunca escute conselhos de pessoas frustradas, isso é fundamental. A pessoa frustrada, ela não tem nada a oferecer para você. Lógico que a gente sabe que não é só isso, o simples fato de você fazer um curso de administração também não é um passaporte para o sucesso, mas ele oferece um instrumental que é importante em toda organização”. 

Toda a programação da Jornada Acadêmica está disponível na íntegra no CFAPlay. (Clique aqui)

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA