Você está visualizando atualmente Empreendedorismo na Região Sudeste é impulsionado pela formação em Administração

Empreendedorismo na Região Sudeste é impulsionado pela formação em Administração

A Região Sudeste concentra cerca de 51% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do Brasil. Esse fator é ocasionado por duas motivações: o maior adensamento populacional e o maior acesso à informação. Além disso, o processo de formação educacional no sudeste, que privilegia a prática do empreendedorismo, é um forte agente para esse crescimento.

O grande número de incubadoras e aceleradoras de novos negócios abrem oportunidades para inúmeros prestadores de serviço. Também é percebida na região a maior presença de grandes empresas, devido à dinâmica de reorganização econômica da sociedade. 

O crescimento do empreendedorismo também está ligado à qualidade de vida. Diferente do século XX, onde o foco era conseguir um emprego, hoje há uma preferência para trabalhar com o que gostam e, consequentemente, empreender a realizar uma busca de emprego.

De forma geral, os setores de serviços, comércio, indústria e agronegócio apresentaram maior crescimento nos últimos anos. Esse aumento está relacionado aos investimentos em inovações, novas demandas e necessidades das áreas, ampliando o campo de oportunidade para administradores.

No Brasil, a força do agronegócio gera cada vez mais demanda por profissionais de gestão. Paralelamente, é visto o crescimento da necessidade de gestores mais preparados nas áreas de saúde, tecnologia da informação e gestão de ativos, evidenciando a necessidade do papel do Administrador.

O Administrador e Coordenador da Câmara de Empreendedorismo do CRA-ES, Glaucio Siqueira, destaca que a capacidade de adaptação das organizações depende de múltiplos talentos, tornando-se cada vez mais difícil ter acesso a isso com profissionais que trabalham num regime fechado e apenas para uma empresa:

“O atendimento a múltiplos clientes, exige do prestador de serviços cada vez mais especialização, e assim o mercado cresce em demanda de profissionais que trabalham as horas necessárias e não no regime tradicional de 44h semanais”, afirma.

O coordenador defende que a nova dinâmica gera oportunidades, preenchidas por um novo grupo de empreendedores, que começam em pequenos negócios (MEI) e evoluem em pouco tempo para Microempresas (ME).

O empreendedorismo e a Administração

A formação em Administração é a que mais prepara o profissional para se tornar um empreendedor. O administrador tem, no conjunto de sua formação, inúmeras práticas, dentro das diversas disciplinas da estrutura curricular, que produzem uma visão de mundo voltada para oportunidade.

Para Glaucio Siqueira, o profissional da Administração é um multiespecialista, com possibilidades de encontrar oportunidades em qualquer dos negócios da economia atual. “É interessante que, em outras áreas da formação acadêmica, o foco é na atuação profissional e não na atividade empreendedora. Exatamente por isso, e pelo fato que a maioria dos cursos está na região Sudeste, que temos o prevalecimento de empreendedores na região”, ressaltou.

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo está fortemente alinhado com a temática do empreendedorismo. A realização no estado do Encontro Regional de Profissionais da Administração (ERPA), que teve o tema “Novo start da Administração”, abordou temas atuais e projetivos, fundamentais para o fortalecimento da profissão e dos empreendedores.

“A excelente organização, a escolha seletiva e acertada dos temas, produziu nos participantes uma reflexão profunda sobre o ‘oceano de oportunidades’ da profissão. É fundamental que os Conselhos Regionais de Administração desenvolvam projetos regulares que incentivem o egresso dos cursos a perceber a grandeza da escolha profissional, e iniciem suas trajetórias bem sucedidas no mundo do empreendedorismo, contribuindo para o crescimento da economia, da vida pessoal e do país”, finalizou o coordenador.

Crédito: Breno Alexandre | Assessoria de Imprensa 2KS