Você está visualizando atualmente Curso de Administração da UFES Celebra 56 Anos

Curso de Administração da UFES Celebra 56 Anos

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fundada em 5 de maio de 1954, é uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação, com autonomia para atividades didático-científicas, administrativas e financeiras, e um compromisso sólido com a interligação entre ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente a instituição possui quatro campos universitários em diferentes localidades do estado do Espírito Santo, oferecendo uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação que contribuem significativamente para a educação e desenvolvimento da região. 

Além de ser um mês especial para a Administração em razão da celebração da regulamentação da profissão, setembro também é um marco para o curso de graduação em Administração Matutino da Ufes, criado em 18 de setembro de 1967. Olhando para o futuro, o curso de Administração da UFES continua se adaptando às demandas da sociedade e buscando manter a excelência em seu ensino. Mudanças na matriz curricular e a busca por alunos internacionais são demonstrações de sua inserção no processo de internacionalização. As expectativas para os próximos anos incluem a contribuição ativa do curso para formulações e reflexões críticas que promovam o crescimento e desenvolvimento da sociedade em que vivemos, solidificando sua posição como um agente de transformação e inovação na área de Administração.

Transformando Profissionais e o Cenário da Administração no Espírito Santo

Nas palavras da Administradora Susane Petinelli Souza, Professora do Departamento de Administração UFES, “A primeira turma ingressou na UFES em junho de 1969, graduando-se em julho de 1973. Foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 1976. A partir dele, foi criado o programa de pós-graduação stricto sensu nos anos 2000, que conta com os Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, além do curso de Mestrado em Gestão Pública, e o curso de Administração Noturno, a partir de 2009. Foi o primeiro curso a formar administradores no estado. Os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo obtiveram resultado ‘A’ em todos os exames aos quais se submeteram junto ao MEC.”

Além disso, o curso desempenhou um papel crucial na formação de gestores públicos que atuam em âmbitos municipal, estadual e federal. Sua formação abrange a capacidade de exercer funções com uma consciência crítica em relação aos contextos organizacionais e sociais em que os administradores estão inseridos, seja na gestão pública, no terceiro setor ou na gestão empresarial. Como um curso oferecido em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, sua contribuição para a sociedade é inegável.

“Muitos ex-alunos também se tornaram professores, não apenas na UFES, mas também em diversas instituições particulares. Foi do seio do curso de Administração que surgiu a primeira Empresa Júnior de Consultoria no estado do Espírito Santo, evidenciando sua capacidade de inspirar empreendedorismo e inovação. Ele é o principal formador de gestores capixabas, abrigando alunos de diversas origens e classes sociais. Isso proporciona um ambiente enriquecedor que valoriza não apenas o conhecimento conceitual e técnico, mas também aspectos que transcendem a formação profissional. Personalidades influentes, como Audifax Barcelos, que já foi prefeito da Serra, e Leonardo de Castro, presidente da FINDES, são exemplos de ex-alunos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da região” Ressalta Susane.

Formando Profissionais

O curso ajudou a formar muitos profissionais e transformou a Administração no estado. O superintendente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Adm. Pedro Prêmoli, se formou logo nas primeiras turmas. Ele compartilha: “Me sinto um abençoado, por ter feito parte da história do curso de Administração da UFES, recebendo os primeiros mestres e doutores vindos de universidades americanas e europeias. Administração foi todo o alicerce de minha vida, foi a alavancagem de vida intelectual, financeira e de realizações pessoais e profissionais”.

Várias gerações de profissionais do estado e do Brasil foram formadas pelo curso e ajudam a contribuir para o desenvolvimento da profissão. Uma delas é a Adm. Marcela Haase, Coordenadora do CRA-ES Educacional. Ela destaca que o curso de Administração da UFES abriu todas as portas para chegar ao momento profissional que vive hoje: “Fazer parte dos 56 anos do curso vai muito além do impacto na minha vida profissional. Foi nesse período que desenvolvi competências socioemocionais, trabalhei o autoconhecimento, fui desafiada a entregar o meu melhor e identifiquei áreas de maior afinidade. Também me casei e engravidei durante o curso. Ainda hoje tenho contato com os professores da época, que hoje são parceiros dos eventos que organizo no CRA-ES. Enfim, foram muitas emoções e aprendizados. É realmente uma alegria imensa deixar um pouco da minha marca nesses 56 anos da Administração da UFES”.

Aspirações de Futuras Gerações

João Pedro Ribeiro está começando a trilhar essa história. Ele está no início do curso, mas já conseguiu um estágio no CRA-ES. Expressando sua honra em contribuir e ajudar a preservar o legado do curso de Administração, João Pedro diz: “Me sinto muito honrado em contribuir e ajudar a preservar todos esses anos de um enorme legado que o curso de administração carrega, tornando-se ainda mais forte na UFES. Espero que ajude a me capacitar como um Administrador seguindo as leis e formando ética e que, após a formação em Administração, eu, como profissional, possa ter um leque de possibilidades em empresas nas quais conseguirei trabalhar”.

 Crédito: Admª Fernanda Manso | Assessora de Comunicação e Marketing CRA-ES