Você está visualizando atualmente CRA-ES inova mais uma vez com procedimentos virtuais

CRA-ES inova mais uma vez com procedimentos virtuais

A implantação do SEI vem trazer uma gestão eficiente de trâmite dos processos de forma prática, segura e sem utilizar papéis


Foto: CFA

 

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) aderiu, na última segunda-feira (23), ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os conselheiros e funcionários da Autarquia passarão por um treinamento até esta sexta-feira (27), realizado pela equipe do Conselho Federal de Administração (CFA).

“A implantação do SEI será um ganho para todos os profissionais da Administração. Os processos administrativos serão feitos de forma online, ágil e segura, reduzindo de custos com papel e de deslocamento.” afirmou o Adm. Maurílio Inês, Presidente do CRA-ES.

O treinamento está sendo feito pela equipe do CFA, composta pela coordenadora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), Adm. Juliana Cardoso; pelo chefe do Protocolo, Hércules Martins; pelo analista de Banco de Dados, Tiago Daniel, e por José Carlos de Araújo Ferreira, Coordenador de informática.

Devido à pandemia, o CRA-ES mudou vários procedimentos. Antes, os registrados precisavam ir à sede da autarquia para resolver procedimentos simples que agora estão disponibilizados no autoatendimento. A implantação do SEI veio em um momento oportuno, somando com a praticidade do atendimento. Agradecimento especial ao Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, por viabilizar mais esse avanço do regional, complementa o Adm. Maurílio Inês.



O QUE É O SEI?

O SEI é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O SEI é, atualmente, adotado em diversos órgãos públicos do país.

O CFA utiliza, gratuitamente, o SEI desde abril de 2016, após assinar convênio com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A Autarquia foi o primeiro conselho profissional a adotar a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O SEI é uma plataforma que engloba conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a quebra do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos, em tempo real.

Fernanda Manso, CRA-ES