Você está visualizando atualmente Congresso do IBGR reúne gestores públicos e prefeitos de todo o país

Congresso do IBGR reúne gestores públicos e prefeitos de todo o país

Começou hoje, 8/11, o II Congresso Brasileiro de Gestão por Resultado. O evento municipalista organizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados (IBGR) acontece em Brasília e reúne prefeitos, gestores públicos, secretários municipais e profissionais de Administração de várias partes do país.

A solenidade de abertura do Congresso contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo. Na oportunidade, ele destacou a importância dos profissionais de Administração para a gestão pública brasileira. Além disso, ele falou de dois produtos do CFA voltados para melhorar a eficiência da gestão municipal: o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) e a cartilha Planejamento Estratégico Municipal.

“A gestão pública necessita dos profissionais de Administração e essa é a nossa missão que estamos trazendo aqui hoje.Com o PEM, queremos mostrar para os gestores públicos a importância do planejamento estratégico, principalmente para os municípios brasileiros. Quem ganha com isso é a sociedade”, disse. 

O diretor Técnico do IBGR, Adm. Terence Lessa, agradeceu a parceria com o CFA. Para ele, o evento visa não só profissionalizar a gestão pública no Brasil, mas também mostrar o potencial dos profissionais de Administração para atuar na área.

“Este evento é de extrema importância para a gestão pública para resultados. Hoje, como administrador inscrito no CRA-DF e no CRA-BA, tenho muito orgulho de estabelecer essa parceria com o CFA e aqui a gente poder falar de gestão de resultados e divulgar o IGM-CFA, que é uma métrica muito importante e que serve de incentivo para os gestores. Quero agradecer o CFA e parabenizar os CRAs. Estamos juntos para promover a gestão pública por resultados”, afirmou.

Entre os palestrantes presentes no Congresso estava o diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Rui Ribeiro. Durante o evento, ele promoveu a cartilha Planejamento Estratégico Municipal. O diretor de Governança, Integridade e Compliance do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo, também está no Congresso.

É a segunda vez que Fábio participa do evento e, mais uma vez, ele fará uma apresentação do Índice CFA de Governança Municipal. A ferramenta criada pelo CFA traz um diagnóstico dos 5.570 municípios brasileiros, em três dimensões – finanças, gestão e desempenho – com análise detalhada de 12 indicadores e 32 variáveis.

O evento vai até sexta-feira, 10 de novembro. No último dia do Congresso, acontecerá a premiação pelo IBGR das gestões municipais que são destaques nas principais dimensões do IGM-CFA 2023.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA