Você está visualizando atualmente Com aumento expressivo, ela já afeta boa parte dos trabalhadores brasileiros

Com aumento expressivo, ela já afeta boa parte dos trabalhadores brasileiros

Produtividade tóxica é crescente e se tornou problema social, de saúde pública e causa preocupação a empresas e profissionais

Rodrigo Miranda

Você já enfrentou dificuldades para se desligar da rotina de trabalho ou está sempre querendo superar as expectativas e entregar mais do que é demandado? Muitas pessoas enfrentam tal situação e não compreendem o risco que correm. 

A denominada ‘produtividade tóxica’ tem se tornado comum e já afeta boa parte dos trabalhadores em todo o mundo. A pandemia contribuiu para esse aumento, já que o medo de perder o emprego, durante o home office, fez com que muitos profissionais estendessem o horário de trabalho para mostrar serviço.

Segundo pesquisa do jornal Valor Econômico, 60% dos profissionais brasileiros disseram ter adquirido uma carga de trabalho superior após 2020 em relação a anos anteriores. Para a psicóloga Fernanda Abreu ficou claro que o home office dificultou a tarefa do profissional de se desligar do trabalho, já que muitos não conseguiram adaptar as rotinas à saúde emocional.

“O medo e a insegurança de perder o emprego contribuíram para que os indivíduos deixassem de lado a vida pessoal, e o descanso, para focar totalmente nas tarefas do trabalho. Outro fator que favoreceu essa produtividade tóxica da atualidade é a cultura organizacional das empresas, pois muitas delas incentivam a competitividade entre os funcionários”, relata a psicóloga.

Reconhecimento

O termo “produtividade tóxica” tem ganhado destaque na internet e nos meios de comunicação em geral. Mas o que de fato o caracteriza?

De acordo com especialistas, a expressão pode ser aplicada quando o indivíduo se encontra em total desarmonia entre as vidas pessoal e profissional. Isso fica evidente quando há comportamentos tais como sempre buscar ocupação e atribuições, nas horas livres, e necessidade de trabalhar muito mais do que é demandado, simplesmente para se sentir produtivo. 

Basicamente a palavra que mais define a ‘produtividade tóxica’ é excesso. Por isso, Fernanda alerta que todos precisam ficar atentos a pequenos detalhes para saber se enfrentam o problema.

“A produtividade tóxica acontece de forma sutil, e ninguém percebe de imediato que abdicou do descanso para ficar à mercê do trabalho. É fundamental prestar atenção nas emoções que podem surgir, como culpa ao descansar, tristeza, cansaço físico e mental frequentes, bem como queda na qualidade do trabalho, perda de foco e aumento de estresse e de cobrança pessoal”, revela.  

Leia o restante desta matéria na versão digital da Revista RBA Ed. 151