Você está visualizando atualmente CFA lança projeto “Desenvolvimento Humano”

CFA lança projeto “Desenvolvimento Humano”

O Conselho Federal de Administração lançou o programa “Desenvolvimento Humano”. A iniciativa consiste em promover um ambiente de trabalho  saudável, de respeito, que promova a satisfação, gere confiança, com foco no planejamento e organização de processos e diversas outras ações capazes de desenvolver e aprimorar habilidades e competências individuais. 

A proposta também visa fazer com que todos no ambiente de trabalho se sintam bem e felizes. Tudo isso para melhorar a convivência diária e integrada, para que os colaboradores possam despertar a consciência para a importância de uma boa convivência com o próximo.

Para a colaboradora do CFA, Tatiana Galdeano, a iniciativa só tem a agregar no ambiente de trabalho da autarquia. Ela destaca que o projeto pode aumentar ainda mais a vontade dos colegas em estar no local de serviço e produzindo com qualidade.

“Acredito que causa um impacto bastante positivo. Pois gera uma maior qualidade de vida aos colaboradores e consequentemente aumenta a motivação e a produtividade”.

Para a colaboradora Rosilane Silva, a iniciativa da criação do projeto dentro do CFA apresenta uma perspectiva de avanço e melhoramento no ambiente interno que tende a beneficiar toda a equipe de colaboradores do órgão. Ela afirma ainda que um ambiente engajado, interativo, colaborativo e centrado no indivíduo, certamente trará uma maior qualidade do ambiente de trabalho, o que resultará na evolução das pessoas, maior qualidade de vida e bem-estar e na transformação da cultura interna do CFA.

“Sabemos que o desenvolvimento humano é um processo de construção contínua e infindável que se estende por toda a vida e todas as áreas do indivíduo, sendo crivo, obviamente, que o melhoramento do ambiente de trabalho trará mudanças de modo a reestruturar suas relações com o mundo. Acreditando no sucesso do projeto com aperfeiçoamento dos colaboradores e o aproveitamento das potencialidades, os resultados serão valorização e satisfação por fazermos parte da equipe CFA”.

O “Desenvolvimento Humano” vem de acordo com as normas internacionais. Em 2022, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) considerou como um princípio e direito fundamental do trabalhador ter um ambiente de trabalho saudável. A proposta tem como objetivo trazer resultados:

  • Maior qualidade de vida dos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  •  Aumento do sentimento de pertencimento
  • Aumento da motivação e satisfação
  • Fortalecimento da cultura organizacional
  • Diminuição do absenteísmo
  • Resultados mais efetivos
  • Desenvolvimento de novas habilidades
  • Crescimento pessoal e profissional 

O projeto vai criar algumas ações para que o colaborador se sinta mais participativo e tenha um espaço mais aberto e transparente de comunicação. Para isso foram pensadas algumas iniciativas.

RH Acolhedor

Com a criação do “Fale com o RH”. Será um dia específico por semana, onde os colaboradores vão poder marcar um horário para conversar sobre os problemas e desafios dentro do CFA. 

Será um espaço para que as pessoas se sintam confortáveis, com um ambiente mais leve e temático para promover o bem estar ao colaborador. 

Criação do Portal de Denúncias anônimas

Os colaboradores vão poder comunicar problemas que não se sintam confortáveis para comunicar abertamente. 

Ministração de palestras e treinamentos

A ideia é trazer mais clareza e compreensão sobre os mais variados temas, visando mais efetividade no alcance dos objetivos do projeto. 

O lançamento do projeto ocorreu com a realização da palestra “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho” ministrada pela procuradora-chefa do Ministério Público no Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO), Helena Marques. Todos os detalhes do evento estão na reportagem. (clique aqui)

CRÉDITO: Rodrigo Miranda | Assessoria de Comunicação CFA