CFA entrega moção de agradecimento para secretário-executivo do MTE

O Conselho Federal de Administração (CFA) celebrou, recentemente, uma importante parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os trabalhos para executar o acordo já estão em andamento e, muito em breve, a fiscalização do Sistema CFA/CRAs ganhará um super reforço.

A parceria é resultado  do incansável trabalho da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR) do CFA que, sob o comando do diretor da CFR, do Adm. Sérgio José Rauber, e a coordenação do Adm. Filipe Coelho, promoveu um diálogo frutuoso com o MTE. Mas uma pessoa foi fundamental para que a iniciativa saísse do papel: o secretário-executivo do MTE, Adm. Francisco Macena da Silva.

Para demonstrar gratidão ao apoio do administrador, o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, deu para o secretário uma moção de agradecimento. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira, 28, e contou com a presença do diretor Administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa, e do diretor de Comunicação e Marketing da autarquia, Adm Mauro Leônidas.

Ao receber a moção, Macena agradeceu e ratificou o seu compromisso com a Administração. “Faço parte dessa profissão e, onde quer que eu vá, tenho sempre enfatizado a importância da gestão profissional”, declarou o secretário.

Gilmar falou da importância da parceria do CFA com o MTE e adiantou que a equipe da autarquia trabalha a todo vapor para que os dados disponibilizados pelo ministério estejam, o quanto antes, disponíveis para a consulta dos CRAs.

Na oportunidade, ele, Leônidas e Francisco falaram dos recentes trabalhos desenvolvidos pelo CFA como o IGM-CFA, a capacitação de administração para atuarem na área das MPEs, a recente visita do Ministério da Saúde. Segundo eles, todas são iniciativas voltadas para a valorização profissional.

Com relação às MPEs, Macena manifestou preocupação com a dificuldade dos pequenos negócios para se adaptarem às revoluções tecnológicas.

“Precisamos capacitar as pessoas para desenvolver habilidades para as ocupações do futuro e o Administrador tem que assumir um protagonismo nessas mudanças no mundo do trabalho”, afirmou.

Por meio do acordo, o CFA passará a ter acesso às informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que são disponibilizadas pelo MTE.

O CFA já recebeu tais informações e já trabalha na organização dos dados. A partir disso, a CFR/CFA  vai traçar objetivos e metas a fim de prover uma fiscalização ainda mais atuante em todo o Sistema CFA/CRAs.




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA