Você está visualizando atualmente Carta de Brasília traz nova força a profissionais registrados

Carta de Brasília traz nova força a profissionais registrados

Os compromissos, valores e metas assumidos pelo Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas foram renovados por meio da Carta de Brasília, aprovada em Reunião Ordinária. O documento descreve o pensamento comum das entidades em defesa do desenvolvimento sustentável, social e econômico do país.

Composto por membros com alta qualificação dentre representantes de cada área profissional, o Fórum avaliou o contexto atual e observou a necessária adequação da declaração anterior, a “Carta de Canela”, de 2003. O objetivo é reforçar essa rede colaborativa em prol da defesa profissional e, por consequência, garantir a proteção a direitos fundamentais do cidadão.

Nesse intuito, a Carta de Brasília reafirma o respeito à Constituição Federal e seus preceitos de ética, cidadania e dignidade da pessoa humana. Também prevê a constante aproximação com a população e com os profissionais a quem representa.

Tendo o atendimento às necessidades da sociedade entre os princípios do Fórum, faz-se necessário priorizar que serviços sejam prestados especializadamente. Condição que evidencia a preocupação com a segurança e a qualidade dos profissionais, bem como com a qualificação técnica fiscalizada – valores da Carta.

O cumprimento dos ideais previstos na Carta de Brasília depende da organização e fiscalização de cada atividade profissional. Em cooperação, os Conselhos se comprometem a prestar orientações aos profissionais e se dispõem a ouvir a sociedade, a fim de conscientizar a todos da essencialidade de se obter serviços realizados e fornecidos com segurança.

Você pode acessar www.cfa.org.br/carta-de-brasilia/ e conferir, na íntegra, a versão digital da Carta de Brasília com os compromissos assumidos pelo Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas.

FONTE: Patrícia Portales | Assessoria de Comunicação do CFA.